Notícias

Novos sotaques na Sala Macke de Agosto

Ursula Lütkemeyer (esquerda) e Dra. Tanja Pirsig-Marshall com a pequena escultura de bronze

August Macke (1887 – 1914) é um dos artistas internacionalmente mais conhecidos apresentados na Galeria Westphalian no Museu Kloster Bentlage. Nascido em 1887 em Meschede, Westphalia, o artista participou nas famosas exposições do “Blaue Reiter” (Cavaleiro Azul) em Munique, que apresentou as tendências expressionistas actuais por volta de 1910. Ele viveu e trabalhou na sua própria casa em Bona com a sua esposa Elisabeth Erdmann-Macke. Em 1914, partiu para uma “Tunisreise” com os seus amigos artistas Paul Klee e Louis Moilliet. Apenas alguns meses mais tarde, foi morto em acção na Primeira Guerra Mundial, aos 27 anos de idade.   

Desde a abertura da Galeria Westphalian em 1996, pinturas seleccionadas do acervo do Museu de Arte e Cultura LWL, Münster comemorou este famoso e popular artista. Agora a apresentação ali foi alargada com mais empréstimos. A Dra. Tanja Pirsig-Marshall, curadora de arte moderna e vice-directora do Museu Münster, está satisfeita com a nova apresentação juntamente com Ursula Lütkemeyer M. A., vice-directora do Museu Kloster Bentlage.

No centro: uma pequena escultura em bronze da artista mostrando uma mulher nua, evidência de que August Macke, que ficou conhecido principalmente como pintor e desenhador, também explorou outras técnicas, formas de expressão e materiais de arte em várias ocasiões nos anos por volta de 1910. A escultura foi lançada por volta de 1912 no “Bildgießerei Hermann Noack”, segundo um modelo de August Macke, que também se encontra no Museu de Arte e Cultura LWL. O modelo e a versão em bronze expostos em Bentlage foram doados ao museu Münster pela comunidade de herdeiros Macke.

Para além das já conhecidas obras – um auto-retrato precoce, duas flores ainda vivas e o grande nu feminino pintado – uma vista de Veneza de 1905 e um estudo completo do retrato da sua sogra Sophie Gerhardt podem agora ser vistos no espaço de exposição em Kloster Bentlage, mostrando como August Macke estuda o desdobramento da cor e a sua luminosidade através de contrastes de luz e escuridão.

Os quadros e a escultura podem ser vistos durante o seguinte horário de abertura do museu com entrada gratuita: Terça – Sábado das 14h às 18h e Domingo das 10h às 18h. A apresentação da prova 2G é actualmente necessária para o acesso. Informação: 05971 – 920610 (dias úteis)/ 05971 – 918450 (bilheteira do museu durante o horário de abertura do fim-de-semana).

Foto: