https://youtu.be/3U6KNKBc6x4
Rheine. “Em preparação dos trabalhos de reconstrução do centro da Câmara Municipal, foi solicitado e aprovado o corte de três plátanos, que hoje se encontram directamente em frente à fachada do edifício Hertie (Staelscher Hof)”. A administração da cidade anunciou que. “As árvores foram classificadas como árvores protegidas de acordo com os estatutos actuais de protecção de árvores, devido às suas circunferências de tronco entre 81 e 112 cm. Uma vez que as áreas circundantes do centro da cidade são muito limitadas e deve ser garantido espaço suficiente para o acesso dos residentes, as possibilidades de acesso dos bombeiros, bem como as instalações de dois futuros estaleiros de construção (hotel/centro da câmara municipal) nesta área, o abate é necessário. Se as árvores fossem preservadas, só seria possível implementar o projecto de construção do centro da câmara municipal com restrições consideráveis e com grandes custos económicos. Por conseguinte, a licença de abate foi oficialmente concedida”.
Os trabalhos estão agendados para quinta-feira, 20 de Janeiro de 2022.
A preservação ou deslocação das três árvores protegidas foi intensamente examinada com antecedência. Como resultado, vários peritos avaliaram a proposta de relocalização das árvores como difícil e com poucas hipóteses de sucesso, e por isso desaconselharam-na. A autorização excepcional de derrubar as árvores foi concedida na condição de que fossem feitas plantações de substituição equivalentes. De acordo com os estatutos de protecção de árvores actualizados de 2021, seis árvores decíduas da mesma espécie ou equivalente serão plantadas e mantidas permanentemente para as três árvores a serem abatidas.
No decurso do redesenho da Staelscher Hof, está por conseguinte a ser investigado actualmente se as seis plantações de substituição podem ser acomodadas na área da Staelscher Hof ou se deve ser procurada uma área separada dentro do espaço urbano para as três árvores adicionais. O procedimento adicional será acordado com os responsáveis pelo Departamento de Ambiente, Protecção Climática e Planeamento Verde. A programação das plantações de substituição será também coordenada neste processo. Se as seis árvores encontrarem novamente espaço no pátio de Stael, a plantação seria possível a partir de 2026. Se as plantações forem divididas, a plantação de árvores poderia ser antecipada para uma possível área alternativa.