Notícias

Borne, Enschede e Hengelo investigam rede de aquecimento regional

A região Twente procura formas de aquecer casas e outros edifícios sem gás natural. Esta é uma tarefa enorme que requer todas as fontes de calor disponíveis. Além disso, a infra-estrutura deve ser adequada para fornecer o calor. Os municípios de Borne, Enschede e Hengelo, juntamente com a empresa de gestão de resíduos Twence, estão a concentrar-se num estudo de viabilidade de uma rede de calor regional para fazer o melhor uso das fontes de calor. As partes assinaram um memorando de entendimento para estudar esta viabilidade. Espera-se que os resultados deste estudo estejam disponíveis até ao final de 2022.

O aquecimento dos edifícios sem gás natural é um dos desafios do Acordo Climático Nacional para contribuir para a redução das emissões de CO2. O deputado Tijs de Bree da província de Overijssel está satisfeito com esta declaração de intenções: “A rede de aquecimento regional é uma grande oportunidade para cumprir os acordos climáticos em Overijssel. Estou entusiasmado com a exploração, que demonstrou que faz sentido dar os próximos passos. Estou confiante de que os municípios e Twente irão agora pisar o gás juntos e alcançar resultados”.

A exploração é um passo importante na transição energética para Twente. A Estratégia Energética Regional Twente (FER) visa ligar as redes de calor existentes e desenvolver novas redes de calor. “É uma tarefa complexa fornecer edifícios em Twente com calor sem gás natural”, diz Louis Koopman da RES Twente. “Precisamos de fazer corresponder bem a oferta e a procura. E precisamos urgentemente de todas as fontes disponíveis para evitar ter de gerar mais electricidade de forma sustentável para aquecer edifícios. Uma boa infra-estrutura orientada para o futuro faz a diferença, porque com ela fazemos a ligação, trazemos o calor para casa e asseguramos que é viável e acessível. Uma rede regional de aquecimento em áreas urbanas pode contribuir para isso”.

Em Twente, há muito calor disponível na indústria, por exemplo. Twence gera calor a partir de resíduos não recicláveis de madeira (da construção, demolição e resíduos domésticos volumosos) e resíduos domésticos. A quantidade de calor disponível é actualmente insuficientemente utilizada de forma eficiente porque é utilizada para gerar electricidade. Há calor disponível que o Twence pode utilizar inteligentemente para os residentes da região. Twence utiliza múltiplas fontes para gerar calor e está, portanto, sempre disponível. Com estas fontes de calor podemos aquecer mais de 100.000 edifícios, para além das casas e edifícios em Twente que já são fornecidos com calor de Twence”, diz Marc Kapteijn, director de Twence. “O nosso objectivo é uma rede aberta para que, a longo prazo, possamos ligar outras fontes de calor sustentáveis que ainda não estão disponíveis. Pense, por exemplo, no calor proveniente do solo (energia geotérmica) ou de processos industriais”.

Estudos de viabilidade
A exploração inicial mostra que uma rede de calor regional pode contribuir para uma melhor utilização das fontes de calor disponíveis. Neste caso, é necessária menos electricidade para aquecer casas e outros edifícios que de outra forma teriam de ser produzidos de forma sustentável através da energia eólica ou solar. Neste estudo de viabilidade, os municípios de Borne, Enschede e Hengelo, juntamente com Twence, estão a investigar se o calor disponível pode ser utilizado de forma sustentável, rentável e fiável para aquecer edifícios. Com base nesta investigação, tornar-se-á também claro se uma rede de aquecimento regional pode ser alargada aos municípios vizinhos a longo prazo.

Cooperação
A cooperação de todos os parceiros envolvidos e acordos com grandes clientes empresariais são pré-requisitos para o sucesso de uma rede de aquecimento. Twence também trabalha intensivamente com Cogas e Ennatuurlijk, porque estes partidos locais trazem muito conhecimento que é importante nesta investigação. As associações de habitação são também actores importantes neste contexto. Os municípios de Borne, Enschede e Hengelo envolvem os seus residentes na investigação para explorar as possibilidades de uma rede de aquecimento regional.