Notícias

“Reno demasiado lento para conversão para o e-carro”.

SPD recorda o movimento “Masterplan Elektromobilität” (plano mestre de electromobilidade)

Sobre o tema da electromobilidade, o grupo parlamentar do SPD escreve:

Actualmente, os políticos em Rheine estão a discutir o objectivo de se tornarem neutros para o clima até 2030. “A cidade de Rheine deve tornar-se muito mais ambiciosa na implementação de medidas, caso contrário não conseguiremos facilmente atingir este objectivo até 2030”, salientou o líder do grupo parlamentar do SPD e candidato ao parlamento estadual Dominik Bems (foto). Quase 20 por cento das emissões de CO2 são devidas ao tráfego rodoviário. Para além do reforço das deslocações a pé e de bicicleta, bem como dos transportes públicos locais, a mobilidade eléctrica é um dos blocos de construção mais importantes na viragem dos transportes para uma mobilidade mais amiga do clima. “O povo da Renânia continuará a contar com os seus carros em grande medida no futuro. Apenas uma parte deles será capaz de mudar para autocarros e comboios. Especialmente numa região rural como Rheine, muitos continuarão a precisar do carro a caminho do trabalho ou das compras”, continua Bems. “A mobilidade eléctrica é a solução decisiva aqui”, diz o conselheiro do SPD e membro do Comité para o Desenvolvimento Urbano, Ambiente e Protecção Climática (StUK) Volker Brauer. “Já há um ano atrás, nós, enquanto grupo parlamentar do SPD, solicitámos por isso uma ofensiva de electromobilidade ou o plano director de electromobilidade. Infelizmente, não aconteceu muito desde então.

Com a moção, o grupo parlamentar do SPD quis acelerar a expansão da infra-estrutura de tarifação e a criação de ofertas para a partilha de automóveis electrónicos. “A Rheine é demasiado lenta na expansão das infra-estruturas de carregamento”, explicou o conselheiro do SPD, Andre Schaper, membro do comité de construção e mobilidade. O estabelecimento do parque de estacionamento do estaleiro de construção para a construção do hotel no antigo estaleiro Hertie eliminará também a única estação de carregamento acessível ao público sem uma barreira no parque de estacionamento de Köpi. “São precisamente os lugares de estacionamento onde não são cobradas taxas de estacionamento durante o processo de cobrança que são atraentes para os locais e estrangeiros que vêm à nossa Emsstadt para fazer compras”, diz Bernhard Kleene, porta-voz da construção e mobilidade. Uma boa infra-estrutura de tarifação no centro da cidade poderia assim significar também uma promoção para o comércio e a gastronomia. Nem todas as estações de carregamento em Rheine têm um número de identificação que possa ser utilizado para activar as estações através de uma aplicação ou um número de telefone de serviço se uma estação estiver fora de serviço.

“Outros regulamentos também estão em vigor desde este ano: Deve ser possível pagar com cartão de crédito ou de débito em novas estações de carregamento. As opções de pagamento via app seriam também desejáveis para simplificar ainda mais as opções de cobrança. Também aqui, precisamos de chegar mais no século XXI”, o conselheiro do SPD Volker Brauer deixou claro mais uma vez. O grupo parlamentar do SPD também vê uma necessidade de acção na electrificação do autocarro da cidade. Os sociais-democratas renovam a sua exigência de uma expansão mais rápida da electromobilidade. “A Rheine está actualmente longe de liderar o caminho nesta área e precisa de recuperar o atraso em relação a outros municípios”, conclui Bems. Por conseguinte, o grupo parlamentar do SPD voltará a referir-se à sua moção nos comités relevantes e insistirá numa implementação mais rápida.