Notícias

Sinal forte para o desenvolvimento do centro da cidade e para a oferta local

Reestruturação do centro comercial Ems Rheine

Rheine. A reestruturação do Ems-Einkauf-Centre (EEC) em Rheine está a avançar a passos largos. O conselho municipal de Rheine aprovou por unanimidade o plano de desenvolvimento relacionado com o projeto na sua reunião de 20 de maio de 2025. Recebemos o seguinte comunicado de imprensa do conselho municipal:

Discussão política e reflexão global

O plano de desenvolvimento é o resultado de um intenso debate público. Numerosos comentários – incluindo do centro da cidade Rheine e.V., da associação hoteleira DEHOGA e do conselho consultivo do centro da cidade/Hörstkamp – foram cuidadosamente examinados e incluídos nas deliberações. “Avaliámos tudo de forma intensiva: O centro da cidade permanecerá protegido, a oferta local será reforçada e as vagas serão eliminadas”, sublinha o Presidente da Câmara, Dr. Peter Lüttmann. O EEC não irá competir com o centro da cidade, mas sim complementá-lo.

A cidade de Rheine vê a reorientação do EEC como um compromisso equilibrado entre o desenvolvimento económico, a proteção do centro da cidade e o design urbano sustentável.

O centro comercial da cidade, que tem sido um local de venda a retalho determinante em Rheine desde 1972, receberá uma imagem de futuro e será reposicionado no mercado. A reestruturação abrangente terá um impacto direto no desenvolvimento futuro do centro da cidade de Rheine- tanto em termos de desenvolvimento urbano como de economia.

O EEC, que é um dos principais endereços comerciais da cidade, com uma área total de arrendamento de cerca de 22.100 metros quadrados e a sua localização junto ao rio Ems e ligação direta à zona pedonal, está a ser reconstruído em partes. As partes antigas do edifício, incluindo os antigos salões com telhado de palha, já foram demolidas. O edifício administrativo com o “Rheiner Freiheit”, que merece ser preservado, foi amplamente modernizado e já foi arrendado com êxito.

A reestruturação está a ser levada a cabo sob a liderança do Grupo FIM de Bamberg, que adquiriu a EEC para a sua própria carteira. Em estreita colaboração com a SQM Property Consulting de Münster, que presta consultoria na aquisição, bem como no desenvolvimento do conceito e na comercialização, o EEC está a ser transformado num bairro comercial relevante a nível nacional.

“Estamos muito satisfeitos por ter sido alcançado um marco decisivo após um intenso processo de planeamento e coordenação. As condições de enquadramento positivas em Rheine e a cooperação construtiva com a administração da cidade e a EEC apoiaram significativamente a nossa decisão de investimento a longo prazo”, sublinha o Grupo FIM.

Desenvolvimento urbano e proteção climática em harmonia

Com o plano de desenvolvimento aprovado relacionado com o projeto, a cidade de Rheine não está apenas a estabelecer padrões de desenvolvimento urbano, mas também padrões de proteção climática. O plano contém numerosas medidas de adaptação às alterações climáticas e de promoção do desenvolvimento urbano sustentável. Estas incluem, entre outras

  • Extensos telhados verdes
  • Plantação de árvores e canteiros verdes
  • Um sistema moderno de infiltração para o armazenamento subterrâneo de águas pluviais

Estas medidas baseiam-se no princípio da cidade-esponja e dão um importante contributo para a melhoria do microclima do centro da cidade. Além disso, estão planeados sistemas fotovoltaicos abrangentes para apoiar as necessidades energéticas a longo prazo.

Outro aspeto fundamental é a abertura do bairro em termos de desenvolvimento urbano: o eixo pedonal aberto em direção ao centro da cidade – através da BernburgPlatz, que está atualmente a ser redesenhada – assegurará que a CEE permaneça, no futuro, perfeitamente ligada ao centro da cidade. Isto permite que os visitantes combinem as suas compras na EEC com um passeio pelo centro da cidade ou outras actividades na cidade – um ganho em termos de frequência, qualidade de estadia e vida urbana.

Reforçar a oferta local

Como primeiro passo, o edifício existente – com lojistas como a Aldi, Takko, KiK, o centro de emprego, o centro de emprego e um centro de fitness – já foi amplamente modernizado e reaberto.

Para a fase seguinte, estão planeadas grandes construções novas e ampliações do edifício existente. Para esta fase de construção, está previsto um volume de investimento de cerca de 31 milhões de euros. De acordo com os planos actuais, a construção deverá começar antes do final deste ano – mais um passo importante no realinhamento sustentável do Ems-Einkauf-Center.

Uma componente central do novo EEC é um conceito de abastecimento abrangente, com especial incidência no abastecimento local. Com a EDEKA, foi assegurado mais um forte retalhista de gama completa como loja-âncora. A oferta é complementada por lojistas bem conhecidos de vários sectores:

  • Farmácia: Rossmann
  • Artigos para animais de estimação: Das Futterhaus
  • Não-alimentar: Action – após muitos anos de procura, o retalhista de produtos de desconto está a concretizar a sua primeira localização aqui em Rheine
  • Restauração, escritórios e espaços de serviço, serviços

A estrutura de lojas direcionada oferece uma gama equilibrada e orientada para o cliente em todas as áreas da vida. Ao mesmo tempo, foi feito um esforço consciente para reduzir significativamente ou excluir o espaço de retalho para gamas de produtos relevantes para o centro, do anterior máximo de 11.550 m2 para um máximo de 8.300 m2.

Uma componente adicional planeada é um hotel de baixo orçamento, que se destina em particular a grupos-alvo como comerciantes, instaladores e outros hóspedes sensíveis ao preço, como turistas. Trata-se de um complemento útil à oferta hoteleira existente em Rheine e apoia os viajantes em turismo e em negócios. A localização central do hotel beneficiará igualmente os restaurantes e os retalhistas do centro da cidade.

Um ganho para Rheine

“O novo EEC criará um bairro atrativo que garantirá a oferta local, aumentará a qualidade da estadia e reforçará de forma sustentável o Rheine como local de compras e de vida”, sublinham os representantes da administração da cidade e da EWG – Entwicklungs- und Wirtschaftsförderungsgesellschaft für Rheine mbH. A reorganização da EEC é, portanto, um exemplo de desenvolvimento urbano sustentável, consciente do clima e com atração suprarregional.

Material de imagem

Visualização por Teemu Lorenz, Dipl.-Ing. (FH) Arquiteto, HLK + PARTNER ENTWICKLUNGS-GESELLSCHAFT mbH & Co. KG, Hubertistr. 12 – 14, D-48155 Münster-Westf.).