A reunião dos deputados faz o balanço de um ano cheio de acontecimentos
Rheine. “A geminação de cidades é mais importante do que nunca. Num mundo cada vez mais marcado por tensões e conflitos, estas parcerias oferecem um espaço de diálogo e de cooperação. Permitem-nos olhar para além das nossas diferenças e descobrir as semelhanças que nos unem enquanto pessoas”, afirmou o Vice-Presidente da Câmara Fabian Lenz na assembleia geral anual da associação de geminação de cidades Rheine. Numerosos membros reuniram-se na Câmara Municipal no fim de semana. E Lenz agradeceu à associação, em nome da Câmara Municipal, pelo seu empenho: “Contribuem sempre com o vosso empenho para o êxito dos nossos programas de geminação de cidades. As nossas cidades não estão apenas formalmente ligadas, mas também emocionalmente entrelaçadas!”
As regularidades foram rapidamente resolvidas. Nas eleições para a direção, a vice-presidente Irja Erben, a secretária Heike Born e os assessores Hannah Brauer e Ildefons Kirfel foram reeleitos ou eleitos por unanimidade. A associação de geminação de cidades Rheine tem atualmente 256 membros. Os membros guardaram um minuto de silêncio em memória dos cinco membros falecidos.

“Tivemos um ano muito agitado com muitos eventos e ofertas diferentes para os nossos membros”, disse o Presidente Reiner Wellmann no seu relatório. O Conselho Executivo apoiou mais uma vez seis jovens como estagiários de Leiria. Foram organizadas viagens ao evento “Borne op zijn best” com as Estátuas Vivas, um concerto do Coro Masculino Bizantino de Overijssel e uma noite de fado no Mosteiro de Bentlage. Wellmann congratulou-se com o facto de o programa de intercâmbio de escolas primárias com Borne ter sido reiniciado. O programa de intercâmbio escolar com Leiria voltou a decorrer sem problemas. E a associação de geminação da cidade apoiou repetidamente os pedidos de ajuda da zona de guerra no leste da Ucrânia. Em especial, foram apoiados projectos que beneficiavam crianças. Wellmann agradeceu a todos os doadores que contribuíram com mais de 10.000 euros.
O relatório financeiro da tesoureira Ingrid Brauer foi mais uma vez muito positivo. A associação voltou a dar um apoio considerável aos intercâmbios de jovens com Leiria. A associação de geminação de cidades começou o novo ano com um saldo de caixa positivo. O auditor de tesouraria Heinz Thüring confirmou a correta gestão de tesouraria e propôs que as acções de todo o Conselho Executivo fossem aprovadas. A quitação foi concedida por unanimidade.
Este ano, a associação oferece mais uma vez uma viagem ao evento “Borne op zijn Best”, a 13 de abril. Para assinalar o 80.º aniversário do fim da guerra, está planeada uma viagem conjunta de jovens de Rheine e Borne ao Memorial de Esterwegen. O intercâmbio de escolas primárias com Borne terá lugar novamente e, em 14 de junho, Bornensers e Rheinensers farão uma viagem conjunta de bicicleta de Rheine à Baixa Saxónia. E a parceria com Trakai também está de volta. Espera-se que um conjunto de saxofones participe no Festival de Metais em Inselburg, em agosto. Um coro de Bernburg virá à festa de rua em setembro.

Irina Lebsack falou vivamente sobre a situação na Ucrânia e sublinhou a importância da ajuda, especialmente para as crianças traumatizadas. “As crianças ficaram muito felizes no Natal”, relatou sobre uma campanha de ajuda. E: “Não, a guerra ainda não acabou – infelizmente”, disse sobre as actuais conversações no grande palco político. Como agradecimento pelo apoio de Rheine, as crianças fizeram anjinhos da paz para os participantes na reunião geral. O mealheiro, que percorria as filas de mesas ao mesmo tempo, ficou mais uma vez cheio de donativos para a Ucrânia.
Wellmann terminou o encontro com um apelo a uma Europa forte, com pessoas que se relacionam amigavelmente (“idealmente, programas de geminação de cidades que funcionem bem”). Esta seria a melhor forma de contrariar a política cada vez mais divisiva e destrutiva.
Do artigo de Irina Lebsack: