Membros da fundação “Renovação da Ucrânia” de Odessa foram convidados para o lar de crianças da Caritas – Lively exchange
Rheine. “É muito comovente e impressionante ouvir a força com que estão a trabalhar para as crianças. Nós, enquanto cidade, também gostaríamos de dar um exemplo de solidariedade”, afirmou o Presidente da Câmara, Dr. Peter Lüttmann, durante uma conversa com Anna e Tomin Anton, da fundação “Renovação da Ucrânia”, de Odessa. Rheine Ambos foram convidados pelo lar de crianças da Caritas e pela associação de geminação da cidade de Ems. A visita de cinco dias centrou-se no aconselhamento profissional do pessoal do lar de crianças e jovens da Caritas, especializado no diagnóstico e tratamento de jovens traumatizados.
RheineInfelizmente, apenas dois representantes de Odessa puderam participar na visita ao centro juvenil. Outros educadores e terapeutas da “Renewal of Ukraine” não tiveram autorização para sair do país devido à lei marcial na fronteira ucraniana. No entanto, foram trocadas algumas impressões e abordagens de tratamento através de videoconferências. As perturbações complexas foram debatidas nas palestras de peritos e foram discutidas abordagens de tratamento.

“O que é que a situação de guerra constante faz às crianças?”, quis saber o Presidente da Câmara aos dois terapeutas de Odessa. “A maioria das crianças está gravemente traumatizada. Perderam os pais, perderam as suas casas ou viram os seus pais serem mortos. Há ataques bombistas regulares, alarmes durante todo o dia e, desde há um mês, alarmes de foguetes todas as noites. Quase não há hipótese de dormir. Todas as crianças estão num estado psicossocial muito difícil”, disse Tomin Anton.
“Simplesmente triste”, declarou Peter Lüttmann. Ele queria saber se ainda existe solidariedade entre a população. Nas zonas afectadas pela guerra na Ucrânia, todos queriam que a guerra terminasse rapidamente. “Estão vivos hoje e esperam sobreviver à noite que se aproxima. Se, em última análise, a Ucrânia terá de ceder território, isso não é uma questão para eles”, disse Anton. As pessoas estão cansadas da guerra, “os pais querem uma vida pacífica para os seus filhos”. A fundação organiza psicoterapia e terapias educativas para estas crianças numa rede cívica. A este respeito, o diálogo com os especialistas do lar de crianças da Caritas foi também muito importante e significativo.
De momento, porém, o objetivo só pode ser o de aliviar as experiências traumáticas das crianças e dos jovens. De acordo com Anton, só será possível lidar fundamentalmente com o trauma psicológico quando a guerra tiver terminado. É por isso que os muitos projectos tornados possíveis pelo apoio financeiro da associação de geminação de cidades são tão valiosos, continuam Anna e Tomin Anton.
A associação de geminação de cidades gostaria de continuar a apoiar a Renewal of Ukraine em Odessa e Mykolayiv com projectos de terapia específicos e contínuos para as crianças. Rheine Quem desejar apoiar a associação de geminação de cidades com donativos pode utilizar a conta de donativos IBAN DE 65 4035 0005 0000 0642 53, palavra-chave: Ukrainehilfe, na Stadtsparkasse .