O coro masculino bizantino da região de Overijssel regressa à Igreja Paroquial de Dionísio
Rheine. O público presente na Igreja de Dionísio, que estava a abarrotar, agradeceu ao Coro Masculino Bizantino da região de Overijssel com uma ovação de pé no domingo. Rheine Rheine A convite da associação de geminação da cidade, os cantores foram mais uma vez convidados para um concerto de outono. O Pastor Lemanski começou por dar as boas-vindas aos convidados dos Países Baixos como construtores de pontes que, com a sua música, estabelecem pontes entre as pessoas de muitas maneiras.
Os numerosos visitantes foram brindados com um programa desafiante, habilmente conduzido pelo cantor Peter Petermann. O cantor Peter Petermann deu-nos a conhecer a história das obras e as tradições de onde provêm. Sob a direção de Marian Stouwdam, os cantores apresentaram uma viagem musical pelo mundo musical da Ortodoxia. As obras “Amin, Amin” da liturgia de São João Crisóstomo, “Svatyi Bozhe” (Tende piedade) e “Tjebe pojem” (Nós vos louvamos) demonstraram o impressionante alcance do coro. O próprio maestro Marian Stouwdam brilhou como solista em “Otche Nash” (Pai Nosso).
Rheine Durante o intervalo, o conjunto de saxofones da escola de música, sob a direção de Lothar Eirmbter, animou o público. Carolin Elmer, Jonte Puschmann e Mika Knöpper tocaram com Eirmbter dois andamentos do quarteto de cordas KV 160 de Wolfgang Amadeus Mozart. A última peça foi o saxofone Cabaret de Gilles Martin. O público agradeceu-lhes com muitos aplausos.
Na segunda parte, os solistas Frits Roeloffzen e Ton Somhorst também tiveram a sua vez. O patriótico “Bozhe velykyi jedynyi” (Oração pela Ucrânia) foi muito comovente. O coro dedicou esta peça às pessoas afectadas pela guerra de agressão russa na Ucrânia. A igreja encheu-se com uma mensagem de paz e esperança.
No final, o público agradeceu ao coro o êxito do concerto com muitos aplausos. O Coro Masculino Bizantino de Overijssel foi mais uma vez um excelente embaixador da música e da compreensão entre os povos.