Notícias

6,800 agregados familiares são inquiridos

Um recenseamento terá lugar de novo no novo ano. O gabinete de recenseamento de Bernburg (Saale) é responsável pelo levantamento de 6.800 famílias em Alsleben, Bernburg, Ilberstedt, Könnern, Nienburg e Plötzkau, a cidade de Bernburg anunciou. Os inquéritos terão lugar de 16 de Maio até ao final de Julho de 2022.

O procedimento do inquérito é baseado em registos, pelo que apenas cerca de dez por cento da população deve ser entrevistada sob a forma das chamadas amostras domésticas. Contudo, isto não se aplica aos albergues e alojamentos partilhados, onde um inquérito completo terá lugar devido à elevada flutuação, em que nos alojamentos partilhados (por exemplo, instituição correccional) a gestão da instalação é obrigada a fornecer informações em nome dos residentes.

Além disso, o Serviço Estatístico do Estado da Saxónia-Anhalt realiza um censo de edifícios e habitações, no qual os proprietários ou gestores de apartamentos e edifícios residenciais são inquiridos online.

Os dados recolhidos a partir das amostras de agregados familiares suplementares são utilizados para determinar os números oficiais da população, que são importantes para a equalização financeira ou também para a divisão dos distritos eleitorais; mas são também utilizados como base para decisões políticas nos municípios (por exemplo, são necessárias mais escolas ou lares para os idosos).

Para além dos dados dos registos, alguns dos inquiridos são solicitados a fornecer dados sociodemográficos (possivelmente em linha) que não estão disponíveis nos registos; isto inclui, por exemplo, informação sobre educação e profissão.

Os inquéritos terão lugar de 16 de Maio até ao final de Julho de 2022.

Para o inquérito, o chamado agente de inquérito/entrevistador registar-se-á no agregado familiar por meio de um cartão de anúncio, incluindo a data.

As marcações podem ser reagendadas se necessário (o entrevistador deixa o número de telefone).

O oficial de inquérito é obrigado a manter o contacto o mais curto possível, a manter a distância mínima adequada, bem como as regras de higiene, e a identificar-se a si próprio sem ser questionado. Os inspectores são formados pela agência de inquérito e obrigados a manter a confidencialidade. Os documentos de inquérito preenchidos são registados no gabinete de inquérito e depois encaminhados electronicamente para o Instituto Federal de Estatística. Aí, os dados pessoais são apagados o mais rapidamente possível e analisados anonimamente.