Notícias

“Rheine ajuda Leiria”

Bei der Kirche „Unserer lieben Frau von der Menschwerdung“ ist der Glockenturm eingestürzt.

Começou a campanha de angariação de fundos para a nossa cidade gémea em Portugal

Leiria/Rheine. As notícias da cidade gémea portuguesa continuam a ser más: até terça-feira, quase todas as casas não tinham eletricidade, a água da rede não funcionava – e agora, na sequência da catástrofe causada pelo furacão Kristin, haverá chuva contínua até domingo. Como a maioria dos edifícios sofreu danos nos telhados – os trabalhos de reparação deverão demorar meses – os idosos, em especial, têm agora de ser evacuados e levados para alojamentos colectivos quentes. A cidade de Rheine e a associação de geminação da cidade Rheine estão em contacto com a administração da cidade de Leiria há vários dias, a fim de organizar uma ajuda adequada. A associação de geminação de cidades está agora a apelar a donativos para uma conta de donativos “Rheine ajuda Leiria” na Stadtsparkasse Rheine. “A geminação de cidades não é apenas uma questão de celebração e de troca de ideias. Especialmente em tempos de crise e de dificuldades, as cidades geminadas devem também apoiar-se e apoiar-se mutuamente”, afirma Reiner Wellmann, presidente da associação de geminação de cidades.

“Reeguer Leiria” – reconstruir Leiria – é o lema de uma campanha coordenada que decorre há dias, com voluntários do município, em particular, a coordenar numerosas equipas para reparar os danos. Quase nenhuma árvore foi deixada de pé, há inúmeros carros destruídos e montes de entulho em todas as ruas. Imagens mais familiares de zonas de guerra. Muitos meios de subsistência económica foram destruídos. “A vida em Leiria nunca mais será a mesma depois desta catástrofe”, diz Sílvia Carreira da Câmara Municipal. Mas agora vão mostrar que Leiria está viva.

Neste momento, o Presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, pediu ajuda a equipas de artesãos de todo o bairro. A principal tarefa é reparar os inúmeros danos nos telhados de muitas casas. No entanto, este será novamente um grande desafio nos próximos dias com o tempo chuvoso. Muitas pessoas ficarão provavelmente satisfeitas se as áreas danificadas puderem, de alguma forma, ser provisoriamente seladas com lonas de plástico até poderem ser reparadas. Isso não é possível, por exemplo, na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, cuja torre sineira ruiu. O próprio teto está muito danificado. E é esta a situação de muitas igrejas e monumentos.

O quartel dos bombeiros em Leiria foi destruído

Numa carta dirigida ao seu homólogo, o Presidente da Câmara, Peter Lüttmann, exprimiu o choque e a consternação que estas imagens causaram em Rheine. Dado que a geminação das cidades é um laço forte que liga os municípios nos bons e nos maus momentos, Lüttmann pergunta quais são as formas concretas de ajuda que Rheine pode oferecer: “Por favor, informe-nos. Estamos prontos a ajudar”. Após os primeiros contactos, verifica-se que a cidade de Leiria poderia muito bem beneficiar de apoio na aquisição de alojamento móvel temporário.

Como a associação de geminação da cidade Rheine é uma organização sem fins lucrativos, também pode emitir recibos de donativos. Os doadores são convidados a registar o seu pedido de recibo na transferência bancária. “Rheine ajuda Leiria”: IBAN DE 44 4035 0005 0000 0708 39