Notícias

Borne município pede desculpa pelo seu papel na perseguição dos judeus

O Presidente da Câmara, Jan Pierik, apresentou esta tarde desculpas à comunidade judaica em nome do município de Borne pelo seu papel durante a Segunda Guerra Mundial. Fê-lo durante uma reunião na sinagoga de Born, onde recebeu o relatório de investigação “Cidadãos judeus em Borne: tratamento, privação de direitos e restauração da justiça” da Universidade de Radboud. Depois de receber o relatório, o Presidente da Câmara entregou-o, juntamente com o discurso de desculpas, a Jo de Leeuw, representante da comunidade judaica Borne.

O Presidente da Câmara Pierik, em nome do município Borne: “Lendo o relatório, a conclusão não pode ser outra senão a de que os nossos colegas judeus nascidos nessa altura, que foram lenta mas seguramente privados de todos os direitos e expulsos, foram abandonados pelos administradores da época. O município Borne cooperou na implementação de medidas anti-judaicas que foram introduzidas sem protesto. Uma conclusão muito dolorosa, porque sem a cooperação e o conhecimento dos nossos antecessores e dos seus funcionários, a implementação efectiva não era possível”.

O relatório foi elaborado pelo Prof. W.P. van Meurs e pela investigadora Eva van Leeuwen e seus colegas da equipa de investigação. Foi encomendado pelo executivo municipal. Trata-se de um aprofundamento e de um alargamento da investigação preliminar efectuada em resposta à pergunta de investigação do programa Pointer sobre a propriedade judaica na altura da Segunda Guerra Mundial entre os municípios. Este relatório mostra que o município Borne não comprou qualquer propriedade judaica ou terreno agrícola. A restauração legal teve lugar em todos os casos entre 1947 e 1948. Também não foram encontradas provas de cobranças posteriores de impostos municipais.

O relatório também descreve claramente os desenvolvimentos durante a guerra e coloca as circunstâncias no contexto desse período. Assim, constitui o prelúdio de um julgamento moral por parte dos políticos e do público sobre as acções da administração municipal Borne. Presidente da Câmara Pierik: “Devido a estas desculpas e com o conhecimento que temos através deste relatório, não podemos deixar de fazer um julgamento moral sobre as acções da administração municipal Borne durante e em torno da Segunda Guerra Mundial. Fazemo-lo com a consciência de que as normas e os valores estão limitados no tempo e, por isso, reconhecemos que julgar os nossos antecessores a partir do presente requer muito cuidado.”

O município Borne irá utilizar os próximos meses para ver quais serão os próximos passos. Isto requer um processo cuidadoso.Para o efeito, o município gostaria também de ouvir a opinião da comunidade sobre este relatório. Qualquer pessoa que sinta necessidade de responder ao relatório, que queira deixar uma ideia ou que demonstre o seu envolvimento, pode fazê-lo através do endereço eletrónico Em setembro, o município indicará quais as conclusões, se as houver, que serão apresentadas.