Notícias

“Uma grande honra”

Am Mahnmal im Ortskern von Borne legte Bürgermeister Peter Lüttmann ein Blumengesteck nieder. Fotos: Gerd Cosse

RheineO Presidente da Câmara de Lisboa discursa pela primeira vez no evento comemorativo em Borne

Rheine/Borne. Provavelmente, o Presidente da Câmara, Dr. Peter Lüttmann, raramente se sentiu tão emocionado como no domingo à noite, durante a comemoração dos mortos na antiga igreja em Borne. “Já tive oportunidade de participar na Recordação Nacional dos Mortos em anos anteriores. Mas hoje é a primeira vez que estou também à vossa frente como orador. É uma grande honra e um momento emocionante para mim”.

Lüttmann participou neste evento comemorativo juntamente com a sua adjunta Birgitt Overesch e o seu adjunto Karl-Heinz Brauer, bem como com membros da direção da associação de geminação de cidades. Um evento especial, uma vez que o fim da guerra e a ocupação associada terminaram há 80 anos. Pela primeira vez, o Presidente da Câmara de Rheinefoi convidado a fazer um discurso.

As atrocidades cometidas em solo alemão e por autores alemães nunca devem ser esquecidas, afirmou Peter Lüttmann. É por isso que é tão importante que os alemães e os holandeses se tenham unido em luto, memória e esperança.

“Para mim, a geminação de cidades entre Borne e Rheine é um sinal vivo de que a reconciliação é possível.” As duas cidades mantêm uma estreita amizade há mais de 40 anos. Intercâmbios escolares, encontros entre clubes, diálogo ao nível dos olhos – tudo isto cria confiança e compreensão.

BorneJan Pierik, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, durante o seu discurso na antiga igreja.

“Há 80 a 85 anos, a Alemanha nazi era a potência ocupante dos Países Baixos e responsável por muito sofrimento”, disse o Presidente da Câmara de Bornes, Jan Pierik, no seu discurso, olhando para trás. Na Alemanha, foram necessárias muitas décadas e muita coragem para enfrentar estes lados muito negros. Também nos Países Baixos, o ressentimento era profundo e foi preciso muito tempo para ultrapassar as emoções.

“Em última análise, somos nós que podemos dar passos importantes neste domínio. Um exemplo muito marcante é a nossa geminação de cidades, que liga Borne e Rheine há mais de 40 anos nas áreas da administração, cultura, desporto, educação e entretenimento. Este laço euroregional é estreito e forte e, por conseguinte, uma das muitas pedras angulares do projeto europeu de paz e prosperidade, tal como foi construído após a Segunda Guerra Mundial.

“Vejo o facto de estar a falar agora e de em breve depositarmos flores no monumento como um compromisso para com a paz e como uma confirmação do nosso compromisso conjunto para com a segurança e a justiça dentro e fora da Europa”, disse Pierik, dirigindo-se ao Presidente da Câmara de Rheine.

Irja Erben, vice-presidente da associação de geminação da cidade de Rheine, e Gertjan Rozendom, presidente do comité parceiro Borne, também depositaram um ramo de flores no monumento.

Legendas