Notícias

Rheine continua a ser uma voz forte para a Europa

Dominik Bems é o novo membro do Comité de Cooperação para o Desenvolvimento Municipal da CEMR

Rheine / Jena. “Não há momento mais importante do que agora para defender a Europa. Uma Europa forte precisa de municípios empenhados na Europa”, afirma Dominik Bems. O social-democrata foi recentemente eleito para o Comité de Cooperação para o Desenvolvimento Local pelo Comité Geral do Conselho dos Municípios e Regiões da Europa (CMRE). Sucedeu à Dra. Angelika Kordfelder. O Conselho Municipal de Rheine tinha-o anteriormente nomeado, por unanimidade, delegado à Assembleia de Delegados do CMRE.

O Conselho dos Municípios e Regiões da Europa é a rede central dos municípios europeus – apartidária, orientada para o diálogo e prática. Angelika Kordfelder esteve envolvida em vários níveis do CMRE durante muitos anos e utilizou a sua experiência para moldar o intercâmbio europeu no domínio da cooperação para o desenvolvimento municipal.

“Estou grato pela confiança que o Conselho Municipal depositou em mim e pela oportunidade de representar Rheine a este nível”, explica Bems. Para ele, é importante transmitir atempadamente as informações obtidas através do CEMR à administração municipal e aos grupos parlamentares e estabelecer um diálogo com os actores da cooperação para o desenvolvimento local. Para Bems, a ideia europeia não é uma ideia abstrata de Bruxelas, mas uma realidade viva no terreno – nos intercâmbios de jovens, nos programas de geminação de cidades com Borne (Países Baixos), Bernburg (Saxónia-Anhalt), Leiria (Portugal) e Trakai (Lituânia) ou no apoio diversificado à Ucrânia, por exemplo, através de entregas de ajuda ou campanhas de angariação de fundos. As iniciativas de Comércio Justo e a cooperação entre escolas e grupos da sociedade civil são também uma expressão deste empenhamento europeu. A CEMR prospera com o intercâmbio e a aprendizagem mútua. “Esta rede cria contactos valiosos que ultrapassam as linhas partidárias”, conclui Bems.