Os estagiários da administração municipal colocam-se na pele de pessoas com deficiência
Rheine Rheine No âmbito da sua semana de acolhimento, os novos estagiários da administração municipal tiveram a oportunidade de se familiarizarem com o quotidiano das pessoas com deficiência e de desenvolverem uma maior consciência dos vários desafios que enfrentam, num curso de formação subordinado ao tema “As pessoas com deficiência como colegas, como cidadãos e como convidados para eventos”.
Para além dos conhecimentos teóricos, a tónica foi colocada na autoconsciência. Para o efeito, os formandos assumiram diferentes papéis. Com a ajuda de óculos simulados com diferentes deficiências visuais, máscaras de dormir para imitar a cegueira e bengalas compridas, puderam empatizar com a situação das pessoas com cegueira ou deficiências visuais. Equipados com tampões para os ouvidos e auscultadores de proteção auditiva, puderam também empatizar com a vida quotidiana das pessoas com deficiências auditivas. Em cadeiras de rodas, a situação das pessoas com deficiência motora também se tornou clara.

A visita guiada levou-os pelo centro da cidade. Os formandos depararam-se com uma grande variedade de barreiras, mas também com soluções e ajudas para as ultrapassar. De regresso à Câmara Municipal, fizeram um resumo: Que barreiras existem? Que ajudas e soluções estão disponíveis? Como posso encontrar as pessoas afectadas na vida profissional quotidiana? Que outras formas de deficiência existem? Que barreiras existem? Como é que essas barreiras podem ser ultrapassadas?
Os formandos foram acompanhados e apoiados por Claus Meier, Presidente do Conselho Consultivo para as Pessoas com Deficiência, e Hermann Wellen, do Conselho Consultivo para a Terceira Idade.
Fotos: Cidade Rheine