Notícias

“Foi uma óptima experiência”

"Schichtwechsel": Verabschiedung der ersten drei Praktikanten und Begrüßung des neuen Trios durch Bürgermeister Peter Lüttmann und Reiner Wellmann im Rathaus. (Eine Praktikantin war leider schon abgereist).

Leiria Estágios de dez semanas para jovens da cidade gémea concluídos

Rheine. Leiria Fabiana, Inês e João estão de regresso à sua cidade natal há alguns dias. Rheine Durante dez semanas, foram convidados pela associação de geminação da cidade para adquirirem experiência de trabalho em vários locais. Rheine De janeiro a março, três jovens da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo passaram a primeira parte do seu estágio na cidade até meados de março. Leiria Tal como no ano anterior, a associação de geminação de cidades proporcionou a seis jovens da cidade geminada portuguesa a oportunidade de conhecer o mundo do trabalho noutro país europeu e ganhar experiência no âmbito de um programa europeu Erasmus. “Um período exaustivo, exigente, mas também muito agradável para todos os envolvidos”, resume Reiner Wellmann, Presidente da associação de geminação de cidades. LeiriaOs jovens regressaram a casa com muitas experiências positivas na bagagem. “Foi uma óptima experiência”, foi a conclusão geral na reunião final.

Jao (à dir.) sentiu-se parte de uma grande família com Iris e Thorsten Grünberg.

“Senti-me como se fizesse parte de uma grande família!” João Borges faz um grande elogio a Iris e Thorsten Grünberg, proprietários do café Echtzeit. E também o refere à equipa em que trabalhou durante dez semanas. “Era um grande jogador de equipa, determinado e com vontade de aprender”, diz Iris Grünberg, elogiando o jovem de 18 anos. “Tivemos sempre a boa sensação de que podíamos contar com ele”, continua Grünberg. O João até já perguntou se pode voltar na segunda metade do ano para ganhar dinheiro para os seus estudos. Os Grünbergs concordaram de bom grado – mas há um problema: João ainda tem um bilhete de identidade brasileiro. E não é assim tão fácil arranjar trabalho na UE, mesmo que seja só por uns meses…

Inês foi fortemente apoiada por Ralf Kamp.
Fabiana no Centro Europe Direct com o gestor Frank Schmitt.

Rheine Inês e Fabiana adquiriram outras experiências na TV Jahn e no Centro Europe Direct da administração distrital de Steinfurt. Neste último, Fabiana Aragao esteve sobretudo envolvida na preparação das eleições europeias. “No geral, a Fabiana foi uma grande mais-valia para nós. Para além do seu grande e fiável apoio nas muitas actividades para as eleições europeias, a sua presença foi um benefício para a cooperação na equipa do Gabinete Cultural em geral”, relata Martin Schmitt, Chefe do Centro Europe Direct.

Dinis (à direita) com Frank Tischner e Aika Drescher (Vocational Training International).

Cristina Alvarez Blanco e Dinis António Caseiro foram diretamente para o mundo do trabalho. Rheine Começaram os seus estágios em gabinetes de arquitetura em Ibbenbüren e Neuenkirchen. Mais tarde, passaram para a associação de artesãos do bairro. Entre outras coisas, Dinis construiu uma moldura e um tabuleiro de xadrez na oficina de carpintaria, enquanto Cristina desenhou graffitis e figuras geométricas com cor. “O nosso trabalho é dar aos jovens algo para levarem consigo no seu percurso”, concluiu Frank Tischner, Diretor Geral da Associação Distrital de Artesãos. E como ambos os estagiários querem estudar design de interiores em Portugal, concluiu aconselhando-os a concluir previamente uma aprendizagem de artesanato relevante – e só depois estudar. De resto, ambos deram nota máxima à cantina da Associação Distrital de Artesãos, onde eram convidados todos os dias. Catia Gomes passou dez semanas como estagiária diretamente na administração da cidade e especialmente no departamento de construção.

“Gostaríamos de agradecer a todas as empresas, autoridades e prestadores de serviços que disponibilizaram estágios. Leiria Gostaríamos também de agradecer às famílias de acolhimento que acolheram jovens durante um período tão longo”, conclui Reiner Wellmann. Rheine Leiria Em contrapartida, no outono, os jovens da cidade e arredores farão estágios em empresas da cidade e arredores. A associação de geminação de cidades está orgulhosa desta maravilhosa cooperação europeia. “No entanto, os últimos seis meses mostraram-nos que tarefas deste tipo dificilmente podem ser geridas numa base voluntária. Por isso, se os estágios continuarem em 2025, teremos de procurar novas formas, talvez com a ajuda de escolas secundárias”, conclui Wellmann.