Notícias

Apresentação do manifesto para as eleições europeias

Quinto e último passeio dominical às praças das cidades gémeas

Rheine. Cerca de 100 pessoas participaram na quinta e última caminhada de domingo para as eleições europeias do próximo fim de semana. BorneA Dra. Angelika Kordfelder, Presidente da Europa-Union Steinfurt, deu as boas-vindas aos participantes em .Rheine Agradeceu aos comités que organizaram esta caminhada para a aliança “bleibt bunt”: Rheine A Europa-Union Steinfurt, a Sociedade para a Política de Segurança e a associação de geminação de cidades.

BorneA partir de platz, o passeio dirigiu-se às outras praças da geminação de cidades. Leiria Trakai BernburgVia platz e platz a platz na Câmara Municipal. Em cada uma das paragens, os membros das organizações leram declarações do Manifesto Federalista.

O Manifesto Federalista para as eleições europeias de 9 de junho de 2024 foi adotado pelo Comité Federal conjunto da Europa-Union Deutschland (EUD) e dos Jovens Federalistas Europeus (JEF). Este manifesto formula as expectativas apartidárias dos políticos que terão responsabilidades na e pela Europa nos anos de 2024 a 20291. Eis algumas das principais exigências do manifesto:

  1. Europa democrática:
    • O objetivo é o Estado federal europeu, uma Europa dos cidadãos organizada a nível federal e subsidiário.
    • A democracia e o Estado de direito devem ser sempre afirmados e defendidos. São necessários mecanismos de sanção eficazes para as infracções.
    • O Parlamento Europeu deve ser dotado do direito de iniciativa.
    • É necessária uma lei eleitoral europeia normalizada, com uma idade de voto igual ou superior a 16 anos em toda a Europa, um primeiro voto para os candidatos nacionais e regionais e um segundo voto para as listas dos partidos europeus.
  2. Participação dos cidadãos:
    • A Europa pertence aos cidadãos, pelo que estes devem ser envolvidos de forma efectiva e sustentável nos processos de tomada de decisão.
    • A sociedade civil organizada, incluindo as associações de jovens, deve ser respeitada como especialista nas questões que defende.
  3. Sustentabilidade e igualdade de oportunidades:

O manifesto sublinha a importância de uma Europa democrática, constitucional e pluralista, que coloque os interesses dos cidadãos no centro, e apela a um novo começo para a Europa, especialmente tendo em conta os desafios globais do nosso tempo1. Para mais informações, consultar o manifesto na íntegra.