Notícias

Crianças do pré-escolar da creche AWO expõem na biblioteca municipal

Die Vorschulkinder des AWO-Kindergartens zusammen mit ihrer Kita-Leiterin Sabine Hartger, der kommissarischen Leiterin der Stadtbibliothek Rheine, Kirsten Deters sowie zweien ihrer Betreuer bei der Präsentation ihrer Werke.

Rheine. Engana-se quem pensa que os artistas têm de ser adultos para lidar com a cor e com as técnicas de pintura para poderem criar obras de arte expressivas. E quem pensa que as crianças do infantário só pintam cefalópodes ou círculos e linhas está duplamente enganado.

As crianças do jardim de infância AWO, na Plackenstraße, mostraram a todos. Sob o título “De que cor é a água?”, inauguraram a sua exposição na biblioteca municipal Rheine (antiga loja Toom DIY na Osnabrücker Str.). Ao mesmo tempo, há uma exposição de média sobre o tema “água”, na qual a exposição existente em endless.muensterland (Walfluken em Salinenpark) foi complementada com média sobre o tema “água”.

Mas o que é que os trabalhos têm de especial? As crianças começaram por participar num workshop no Museu de Arte e Cultura LWL, em Münster. Sob o título de trabalho “Imersos!”, os jovens artistas exploraram o elemento água e a questão “de que cor é a água, afinal?”. Inspiraram-se no artista francês Yves Klein, para quem a essência da arte reside na pureza da cor utilizada. Assim, durante a sua vida, tomou a decisão de utilizar apenas a cor azul nas suas obras de arte.

Em seguida, fez experiências com pipetas com as quais a tinta era gotejada, pulverizada e pintada sobre vidros. Os resultados destas obras mostram a riqueza visual que a água oferece em todo o seu espetro. Por vezes turva, por vezes límpida, por vezes apenas azul ou cinzenta ou colorida, por vezes calma ou efervescente. Quem tiver curiosidade pode ver todas as obras até 7 de junho, durante o horário habitual de funcionamento da biblioteca (na zona de empréstimo). Vale bem a pena.