Notícias

Muitas ofertas previstas para os cidadãos

Zum halbjährlichen Planungstreffen kamen die Mitglieder beider Vereine an diesem Wochenende in Rheine zusammen.

A parceria entre Borne (NL) e Rheine continuará a ser cheia de vida

HEINE. Intercâmbios entre crianças em idade escolar e grupos de idosos, encontros desportivos, concertos e um passeio de bicicleta conjunto de dois dias na zona de Giethoorn – o comité parceiro Borne e a associação de geminação de cidades Rheine têm novamente muito planeado para este ano. Na reunião anual de planeamento, realizada no fim de semana em Rheine, foram finalizados os planos e discutidas novas ideias. Após duas horas e meia de diálogo animado, ficou claro que, também este ano, há muito para oferecer aos cidadãos interessados.

Começará com uma visita ao tradicional evento “Borne op z’n Best”, a 21 de abril. Este evento é particularmente popular devido ao concurso nacional “Estátuas Vivas”. Mas o programa musical, os eventos culturais e as compras de domingo também atraem milhares de pessoas a Borne. A associação de geminação de cidades Rheine organizará mais uma vez um autocarro. Todos os cidadãos interessados podem participar. Desta vez, o grupo de Rheine será recebido com um café no Kulturhuus. Depois, os visitantes podem passear por Borne por conta própria. Para se inscrever, é favor contactar (Tel: 05971/939221). É cobrada uma pequena taxa pela viagem.

O programa de intercâmbio de escolas primárias também recomeça em junho. A St John’s School em Eschendorf e a escola primária no distrito de Hertme, em Borne, estão a participar. Seguir-se-ão exposições de arte. Gerrit Musekamp (Spektrum 88) expõe na sinagoga Borner em junho. Seguir-se-á, no outono, uma exposição de Theo Hendricksen ( Borne ) na Kunstmeisterhaus. Os amantes da música coral bizantina tradicional devem tomar nota desta data: a 17 de novembro, o “Overijssels Byzantijns Mannenkoor” actuará de novo na igreja da cidade de S. Dionísio. Estão também a ser estabelecidos contactos entre coros de Rheine e Borne.

Em junho, a convite dos idosos de Herz-Jesu, realizar-se-á um passeio de bicicleta de um dia inteiro na zona de Rheine. O Rheinenser convidou os idosos do Borne e elaborou um programa atrativo para esse dia. O comité parceiro Borne comprometeu-se a promover a participação neste primeiro encontro de idosos desde há muitos anos entre os grupos de idosos da cidade geminada.

Uma delegação de Rheine participará mais uma vez na comemoração da libertação do nacional-socialismo, a 4 de maio. No próximo ano, celebra-se o 80º aniversário desta comemoração. Para assinalar a ocasião, os parceiros da cidade pretendem organizar uma viagem memorial ao antigo campo de concentração de Herzogenbosch para jovens de ambos os países. O Bornenser salientou igualmente que, para assinalar o 80º aniversário da comemoração no próximo ano, o Presidente da Câmara de Rheineserá convidado a proferir um discurso na cerimónia de colocação de coroas de flores no memorial em Borne pela primeira vez.

Por último, mas não menos importante, o comité de parceiros Borne e a direção da associação de geminação de cidades pretendem analisar os requisitos para o futuro trabalho de geminação de cidades face à evolução das condições sociais. Esta questão será abordada num seminário de fim de semana no segundo semestre do ano.

A habitual e produtiva reunião de planeamento terminou com um jantar conjunto no “Bote Veit”.