Notícias

Início da construção da nova conceção Bernburgplatz

Rheine. Esta semana, começaram os trabalhos de remodelação da praça Bernburgno Stadthalle. Esta remodelação implicará restrições de trânsito durante as próximas semanas.

O conceito centra-se numa conceção de parque com instalações lúdicas e recreativas, uma vez que estes tópicos foram mencionados com muita frequência durante o processo de participação pública.

Este conceito representa o futuro coração verde do parque Bernburg. O traçado marcante do caminho supera as diferenças de altura existentes com grande dinamismo e joga com espaços de abertura e relações visuais. Com base nas sugestões dos residentes, a tónica é colocada num design orientado para a natureza.

O aumento da proporção de vegetação é o objetivo dominante deste conceito. A proporção de espaço verde será aumentada de 40% para 43%.

Uma pérgola espaçosa e plantada oferece lugares à sombra para relaxar. Na sua extremidade, encontra-se uma pequena “praça dentro de uma praça”, que serve de local de repouso graças a uma fonte e a um distribuidor de água potável. As zonas verdes oferecem espaço para as crianças brincarem com barreiras baixas, bem como para relaxar em várias zonas parcialmente sombreadas com assentos. As árvores e arbustos existentes serão preservados o mais possível e completados com novas plantações, se necessário, para que continuem a ser criadas zonas de sombra com uma elevada qualidade de estadia. As novas árvores e arbustos a plantar darão sombra, humidificarão o ar e arrefecerão o espaço urbano por evaporação.

O tema “viver e experimentar” reflecte-se igualmente no acesso às margens do rio Ems. O percurso pode ser encurtado de uma forma lúdica e emocionante através de um escorrega em declive a partir do lado da ponte Dionysius. O escorrega termina numa pequena área de jogos integrada na rampa.

A escolha do equipamento lúdico apela a diferentes grupos etários e de utilizadores. O equipamento lúdico deve poder ser utilizado por diferentes grupos etários e ser inclusivo e sem barreiras. O equipamento lúdico apresentado no projeto de plano será finalizado na fase de planeamento detalhado com as autoridades responsáveis (gabinete de planeamento verde e de proteção da juventude) e modificado, se necessário.

O acesso sem barreiras e em serpentina ao Timmermanufer significa que o Ems também será livre de barreiras no futuro. Os caminhos serão completados por zonas verdes e plantações de árvores e arbustos para criar um caminho tão próximo da natureza quanto possível.

As águas superficiais acumuladas serão drenadas através de módulos de infiltração subterrâneos, o que aliviará a carga sobre a rede de esgotos e terá um efeito positivo no ciclo natural da água.

O processo de planeamento e implementação da praça Bernburgpretende ser um exemplo de estilo para a futura conceção de praças (interiores) da cidade em Rheine, tanto em termos de abordagem como de conteúdo – em particular, mais vegetação, consideração da proteção climática e objectivos relacionados com a adaptação ao impacto climático.

O calendário de construção:

13645_20-07_ap_la_008_bauabschnitte_00_f.pdf