Notícias

Uma assembleia geral comovente

Irina Lebsack (l.) und ihre Nichte Daria Kushnirenko berichteten über die Hilfe des Städtepartnerschaftsvereins.

A associação de geminação de cidades quer continuar a apoiar as pessoas na Ucrânia no futuro

Rheine. “2023 foi um ano excelente para o trabalho de geminação de cidades. O ano foi muito exigente e conduziu a um número recorde de encontros entre pessoas das cidades geminadas”, afirmou Reiner Wellmann, Presidente da associação de geminação de cidades Rheine, na assembleia geral anual realizada na Câmara Municipal no fim de semana. Muitos membros compareceram para ouvir o balanço do ano transato e as perspectivas para 2024. A eleição da direção também esteve na ordem do dia. Os presentes ficaram profundamente comovidos com o relatório das jovens ucranianas Daria Kushnirenko e Irina Lebsack, de 17 anos.

“Elas representam as relações com os nossos parceiros da cidade Borne, Bernburg, Leiria e Trakai. São um elemento permanente”, afirmou o Vice-Presidente da Câmara Fabian Lenz no seu discurso de boas-vindas. O empenho da associação dá aos habitantes das cidades gémeas um rosto para todos os Rheinensers. Rheinenser. “Aprendemos muito sobre estas cidades e sobre o que ocupa e preocupa as pessoas que nelas vivem. Podemos conhecê-las e isso cria proximidade, compreensão e amizades. A vossa organização actua como um multiplicador. E isso é particularmente importante nos tempos que correm e no ano das eleições europeias”, continuou Lenz. Reiner Wellmann agradeceu ao vice-presidente da câmara e à administração pelo seu apoio. Sem eles, o trabalho da associação não seria possível a este nível.

O balanço do ano foi, em grande parte, feito através de uma retrospetiva das numerosas actividades para assinalar o 40º aniversário da cidade geminada Borne. Gerd Cosse apresentou um vídeo no qual foram recordados os numerosos eventos conjuntos. O programa de intercâmbio escolar com Leiria (Portugal) foi renovado. Seis estagiários da Escola Secundária de Francesco Lobo também foram convidados em Rheine. A associação de geminação de cidades também está ativa este ano e apoia o alojamento e a procura de estágios. Reiner Wellmann agradeceu a todas as empresas que acolheram estagiários. Agradeceu também à cidade de Rheine, às empresas técnicas, à CEE e, em especial, à associação distrital de artesãos.

No ano passado, a associação de geminação da cidade convidou Nijole Miskinite e Jonas Kriauciunas, os “parteiros” da parceria, de Trakai. Tinham-se reformado do trabalho ativo. A cidade de Rheine e a associação de geminação de cidades honraram o seu compromisso numa cerimónia. A nova Presidente da Câmara, Sonja Ristow, viajou de Bernburg com uma delegação para os dias de Rheine-Bernburg. Em suma, um ano de trabalho intensivo com muitos encontros.

Johann Stoffers (à esquerda) recebeu uma pequena prenda de Reiner Wellmann quando deixou o Conselho de Administração.

As eleições para o Conselho de Administração só tiveram resultados unânimes. Reiner Wellmann foi confirmado no cargo por mais dois anos. A tesoureira Ingrid Brauer e os assessores Gerd Cosse e Winfried Hülsbusch foram também reeleitos. Ildefons Kirfel foi eleito recentemente. No futuro, será responsável, nomeadamente, pelo programa de intercâmbio escolar com Leiria. Johann Stoffers não se candidatou à reeleição. Reiner Wellmann agradeceu-lhe o seu empenho ao longo dos últimos oito anos em muitos domínios da geminação de cidades. Udo Bonk tornou-se o novo auditor.

O número de membros aumentou para 264 no ano passado devido a onze novos membros. A reunião recordou os membros falecidos Elfriede Erben, Herbert Büscher, Theresia Weichel, Winfried Wewer e Udo Mollen num minuto de silêncio. O relatório de tesouraria de Ingrid Brauer revelou uma estrutura financeira saudável. A associação apoiou o programa de intercâmbio de jovens com Leiria com 3000 euros. O volume de donativos para a Ucrânia totalizou cerca de 16.000 euros. Este montante foi também utilizado para apoiar a ajuda a crianças traumatizadas e feridas diretamente no local.

As ucranianas Irena Lebsack e a sua sobrinha Daria Kushnirenko, de 17 anos, fizeram breves apresentações sobre o que isto significa em termos concretos. Irena Lebsack expressou a sua gratidão pelos muitos programas de apoio em Nikolayev, Odessa e Kharkiv. “Há muitas pessoas que não tiveram a oportunidade de fugir das bombas e dos mísseis”, referiu. Muitas crianças ficaram traumatizadas e sofreram de problemas psicológicos. Daria Kushnirenko, de 14 anos, foi obrigada a abandonar a sua casa por causa da guerra. “Passámos por momentos tristes quando um foguete atingiu a minha cidade e por momentos felizes quando anunciei no Natal que tinha passado nos exames centrais da minha escola”, disse. Um grande número dos seus amigos vê o seu futuro na Alemanha, tal como ela. “Estamos gratos por termos uma casa quente e confortável onde sabemos que estamos seguros. Estamos felizes por termos conhecido muitos alemães que têm um grande coração e que se tornaram definitivamente a nossa segunda família”, continua. A sala já estava silenciosa como um rato quando ela continuou: “Todos os ucranianos estão infinitamente gratos por nos ter sido dada uma segunda oportunidade, em tempos tão difíceis, de salvar as nossas vidas da guerra e de começar uma nova vida onde somos livres e seguros. Os membros da associação aplaudiram com apreço. E a associação de geminação de cidades continuará certamente a apoiar projectos mais pequenos no futuro.

Bernd Weber apresentou as campanhas para as eleições europeias.

Bernd Weber concluiu a sua intervenção apresentando as actividades conjuntas organizadas e realizadas pela União Europeia de Steinfurt, pela Sociedade para a Política de Segurança e pela Associação de Geminação de Cidades no período que antecede as eleições europeias. Por exemplo, está prevista uma “Longa Noite Europeia” em bares e instituições culturais no dia 4 de maio.

https://youtu.be/UZbLCHnsKeU

https://youtu.be/1XaGoAyeueU