Notícias

Que alegria “contagiosa”!

Festival intercultural de mulheres para o Dia Internacional da Mulher de 2024

Rheine. Mais uma vez este ano, o serviço de migração e integração da Caritas Rheine organizou um festival para mulheres para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março de 2024, juntamente com a equipa de apoio e aconselhamento a imigrantes da cidade Rheine. Contaram com o apoio ativo de mulheres dedicadas do Café Internacional de Línguas do Centro S. Antonio e do grupo de culinária da cidade Rheine.

Das 14h30 às 19h00, cerca de 120 mulheres reuniram-se no centro de encontro intercultural Centro S. Antonio, na Ludwigstraße 9, em Rheine, para festejar em conjunto. Após uma breve saudação de boas-vindas dos organizadores e uma breve introdução ao Dia Internacional da Mulher, as convidadas foram convidadas para uma viagem à volta do mundo. Em oito stands, mulheres da Ucrânia, do Afeganistão, do Sri Lanka, da Síria, de Marrocos, da Rússia, do Cazaquistão e da Alemanha ofereceram uma colorida variedade de gastronomia local e forneceram informações sobre o significado do Dia Internacional da Mulher nos seus países de origem. “No Dia Internacional da Mulher, é importante para mim que as mulheres nunca percam a coragem de levantar a voz e defender os seus direitos e sonhos. É por isso que me congratulo com o facto de ser possível homenagear este dia com uma celebração deste tipo em Rheine “, afirmou Anna Sievert, da cidade de Rheine, na sua introdução.

Embora o Dia Internacional da Mulher seja muito importante nalguns países, como a Ucrânia e a Rússia, noutros não tem grande importância. No Sri Lanka, por outro lado, três deusas são celebradas em nove noites do ano, simbolizando a força, a educação e a prosperidade. Na Síria, o Dia da Mulher é celebrado a 21 de março como o Dia da Mãe. Após esta curta viagem à volta do mundo, os grupos de mulheres apresentaram danças tradicionais e, em seguida, as mulheres do Sri Lanka ofereceram a todos os convidados a oportunidade de se juntarem a elas com um passo de dança de Bollywood. Isto abriu a pista de dança a toda a gente e houve muita dança e risos. Quem quisesse, podia tirar fotografias de recordação desta tarde agradável em boa companhia numa sala adjacente. “Que bela festa, especialmente nesta altura do ano, é tão bom celebrar com tantas mulheres de diferentes países num ambiente atmosférico”, resumiu um visitante da Festa Internacional da Mulher no Centro S. António.

Por fim, as mulheres criaram uma árvore a partir das suas impressões digitais numa grande tela para simbolizar o Dia Internacional da Mulher. Congratulo-me com o facto de, mais uma vez, tantas mulheres diferentes terem aceite o nosso convite e contribuído para tornar o festival tão “colorido” e num ambiente tão apreciado e alegre. Gostaria de agradecer a todas as mulheres que apresentaram o seu país de origem e deram uma visão valiosa da história do seu país e do modelo de mulher”, disse Natalie Holthaus da Caritas Rheine.

Fotos: ©Caritas Association Rheine.