RheineO novo Diretor dos Assuntos Culturais da Comissão Europeia, Jan-Christoph Tonigs, mostrou-se entusiasmado com o edifício Münstermauer 27
Rheine. “Estou muito entusiasmado com a forma como vai ser utilizado. Vai ser uma verdadeira joia!” Jan-Christoph Tonigs, o novo Diretor dos Assuntos Culturais de Rheine, mostrou-se entusiasmado com o edifício Münstermauer 27 e com as muitas histórias que o rodeiam. Durante uma visita, o Dr. Peter Rohlmann, Presidente da Associação da Cidade Velha Histórica Rheine (HAR), e o arquiteto Christoph Achterkamp fizeram uma visita guiada à joia histórica.
Os artesãos ainda estão a trabalhar em muitas das salas. O último impulso, por assim dizer, após quase dois anos de trabalhos de restauro e reparação. Em muitos sítios, já se pode ver como o edifício de quase 700 anos, que está construído sobre uma parte da muralha da cidade, se parece em diferentes épocas.
Quer se trate do método de construção com paredes de aduelas de bétula, dos azulejos de grés na antiga sala de estar, dos azulejos originais de Delft pintados à mão, que apenas serviam para limpar a “sala de estar”, ou das janelas antigas originais de 1850. Tonigs ficou grato por poder conhecer a história da casa em primeira mão. Interessou-lhe particularmente o projeto da HAR de utilizar uma parte do edifício para um investigador ou funcionário municipal.
A chamada “escada de tijolo” – o único exemplo ainda preservado numa casa murada na Alemanha – também provocou muitos sorrisos, especialmente porque as cabras eram praticamente conduzidas através do apartamento para pastar no terreno em frente à muralha da cidade.
Peter Rohlmann também chamou a atenção para a tecnologia moderna utilizada para ilustrar os contextos históricos aos visitantes. Haverá códigos QR em vários pontos do edifício. Uma vez lidos, os muitos pormenores interessantes serão explicados aos visitantes nos seus smartphones. Como o edifício só pode ser visitado em pequenos grupos devido à sua pequena dimensão, estes códigos QR estarão também disponíveis em imagens do edifício no sítio Web.
A reabertura do edifício restaurado está prevista para o final do verão. A Ministra da Construção da Renânia do Norte-Vestefália, Ina Scharrenbach, já confirmou a sua presença. A direção fornecerá aos membros os primeiros pormenores na assembleia geral de 26 de abril.
www.historische-altstadt-Rheine.deAntwortenWeiterleiten