Notícias

Morrer é vida – vida antes da morte

Klaus Jäger, Abteilungsleiter Gesundheit und Alter überreichte die Teilnahmebescheinigungen an alle neuen Ehrenamtlichen. (v. l.) Beate Karhoff, Marianne Loose, Christel Adammek, Klaus Jäger (Abteilungsleiter Gesundheit und Alter), Joachim Koschnick, Frauke Krautwald, Anke Eberhard-Harmsen, Erika Lehmann, Petra Winter (Hospizkoordinatorin), Erich Geilmann, Alfons Stroet, Bernadette Graf und Andrea Behring.

O centro ecuménico de cuidados paliativos Rheine dá as boas-vindas a novos voluntários

Num mundo em que a morte é muitas vezes considerada um assunto tabu, os voluntários de cuidados paliativos surgem como uma importante fonte de apoio no ambiente de uma pessoa gravemente doente. “O nosso trabalho como prestadores de cuidados paliativos é de grande importância, uma vez que podemos oferecer conforto e apoio às pessoas”, afirma Erich Geilmann, um voluntário de longa data. “É uma altura em que a importância da humanidade e da compaixão se torna especialmente clara, e sentimo-nos honrados por fazer parte deste processo.”

O curso de preparação começou em abril de 2023 e terminou em fevereiro de 2024. Durante este período, os participantes analisaram as suas próprias biografias de perda e concentraram-se na forma de prestar apoio especial a pessoas com doenças graves e aos seus entes queridos. A tónica foi sempre colocada na respectiva qualidade de vida. Afinal de contas, o princípio orientador do ambulatório de cuidados paliativos Rheine “Morrer é vida – vida antes da morte” significa uma atitude que afirma a vida e vê a morte como parte da vida. Através da partilha de experiências e sentimentos pessoais, bem como através da troca aberta e apreciativa dentro deste grupo, os novos voluntários sentem-se agora bem preparados.

No final, os certificados de participação foram entregues numa cerimónia festiva. Klaus Jäger, Diretor do Departamento de Saúde e Envelhecimento, manifestou o seu respeito por esta valiosa tarefa de voluntariado. Bernadette Graf, Anke Eberhard-Harmsen e Erich Geilmann deram as boas-vindas aos “recém-chegados” em nome de todos os voluntários e estão muito satisfeitos por haver agora 40 acompanhantes a trabalhar no hospital ambulatório.

Todos os interessados podem contactar Petra Winter, coordenadora do hospício, através do número 05971 862-347 ou por correio eletrónico: .