Notícias

Da salmoura aos cristais de sal – nova estação de meios de comunicação na salina

Medienstation im Salzsiedehaus. Foto: Städtische Museen Rheine

A Associação para a Promoção da Salina de Gottesgabe e os Museus Municipais Rheine têm o prazer de anunciar a abertura de um novo programa educativo para o público na Salzsiedehaus: No domingo, 10 de março, entrará em funcionamento uma estação de media: Um ecrã de grandes dimensões com sensores (“função tátil”) poderá então chamar três curtas-metragens que fornecem informações sobre a viagem da salmoura ao cristal de sal. Ilustrações desenhadas e animadas em 3D mostram como funcionava a extração de sal no passado e impressões de filmes dão uma ideia do trabalho nos grandes caldeirões, que ainda hoje se conservam de forma muito semelhante em Bentlage. O destaque: três pequenos jogos educativos para crianças foram também desenvolvidos para a estação de media, para que as crianças possam ser sensibilizadas para o monumento histórico, montando um puzzle ou procurando o rato de sal. No futuro, a estação multimédia será utilizada principalmente por grupos que visitem a Salzsiedehaus no âmbito de uma visita guiada ou de um programa educativo.

Crianças a pesar sal. Foto: Karin Brockmann

No dia da inauguração, os visitantes mais novos e mais velhos podem experimentar a estação durante a tarde familiar, das 14 às 17 horas. O tema do sal também pode ser experimentado com todos os sentidos neste dia. No pavilhão de vidro, será demonstrada a cozedura na salina da Associação das Salinas; as crianças podem cozer elas próprias a salmoura em pequenas panelas na oficina do sal e todos os guias turísticos fornecerão informações interessantes sobre a história da salina e das pessoas que aqui trabalhavam. A entrada é gratuita. Informações: 05971 939 711.

O projeto “Media Station” foi possível graças ao financiamento da NRW-Stiftung Naturschutz, Heimat- und Kulturpflege (Fundação NRW para a Conservação da Natureza, Património e Preservação Cultural), que deu um apoio significativo à Verein zur Förderung der Saline Gottesgabe pela segunda vez. Já em 2017, a fundação patrocinou a construção do pavilhão de vidro com a panela de ebulição estacionária em aço inoxidável, que é um excelente local para observar o processo de extração do sal.