Notícias

Novos serviços em linha no gabinete do cidadão Rheine

Sind die Online-Dienstleistungen verfügbar? Silvia Liedtke und Christopher Siepelmeyer vom Bürgerservice der Stadt Rheine prüfen noch einmal alle Inhalte, damit zum Start auch alles reibungslos läuft.

Mais serviços e processamento mais rápido

RheineOferecer serviços administrativos flexíveis e orientados para o futuro, a fim de proporcionar aos cidadãos e às empresas um acesso fácil à administração, garantindo ao mesmo tempo uma elevada qualidade da prestação de serviços, é o objetivo que o serviço de atendimento ao cidadão da cidade em Rheine estabeleceu para si próprio. A digitalização é um fator importante neste contexto e, por isso, foi agora alargada para incluir outros serviços em linha. A partir deste mês, os certificados de registo simples e alargado podem ser requeridos online e a partir de casa. “Já não será necessário deslocar-se pessoalmente às autoridades ou aos serviços de atendimento ao cidadão para processar este pedido”, afirma Christopher Siepelmeyer, gestor de produto responsável no serviço de atendimento ao cidadão Rheine. O importante é que o pedido possa ser preenchido de forma rápida, segura e fiável.

Silvia Liedtke, que actuou como interface no gabinete do cidadão e lançou os serviços em cooperação com as TI, também espera que o novo serviço traga benefícios reais para os cidadãos. “Os certificados de registo são um dos serviços mais frequentemente utilizados no nosso gabinete do cidadão. São necessários quando os requerentes precisam de provar a terceiros onde estão registados. Há uma série de ocasiões em que um certificado de registo deve ser apresentado, por exemplo, a um empregador, ao serviço de registo, mas também quando se casa ou vai ao consulado. Por isso, o número de requerentes é sempre muito elevado.” Na maior parte dos casos, basta um simples certificado de registo, que contém, para além do apelido e do nome próprio, a data de nascimento e a morada completa em Rheine. No entanto, noutros casos, como o casamento, a conservatória exige um certificado de registo alargado, com dados adicionais, como a religião, o estado civil ou os dados do cônjuge ou dos filhos. A taxa é de 9 euros e deve ser paga durante o pedido em linha através de Paypal, Giropay ou cartão de crédito. O certificado de registo é depois enviado por correio.

Mas este não é o único “mais” que é oferecido em linha. No futuro, também será possível verificar o estado do passaporte ou do bilhete de identidade solicitado a partir do conforto da sua própria casa. O meu bilhete de identidade já está pronto ou ainda está a ser processado? O novo serviço em linha permite-lhe verificar a qualquer momento o estado atual do processo, bastando para isso obter um novo número de documento que, se estiver interessado, lhe será atribuído quando apresentar o seu pedido.

A anulação do registo de uma residência secundária e o pedido do chamado bloco de transmissão, ou seja, a transmissão de dados ao Serviço Federal de Gestão de Pessoal das Forças Armadas Alemãs, a organizações religiosas públicas, a editores de livros de endereços, a informações a partidos políticos ou mesmo para aniversários, também podem agora ser requeridos online.

É claro que continuam a ser possíveis consultas directas com a equipa do Serviço de Apoio ao Cidadão. No entanto, a expansão dos serviços em linha é mais um passo importante para um gabinete do cidadão moderno, a fim de facilitar a deslocação, por vezes demorada, à câmara municipal de Rheine, especialmente para os idosos ou pessoas com deficiência, mas também para as pessoas que trabalham ou vivem mais longe.