Notícias

Anteprojeto de centro desportivo Borne-West

Projeto preliminar

O objeto do novo centro desportivo Borne-West foi apresentado aos utilizadores e ao conselho municipal pelo município e pela Slangen+Koenis Architects.

O anteprojeto apresenta um centro desportivo sustentável, funcional e aberto, com dois pavilhões desportivos, uma sala para dança e artes marciais, entre outros, um pavilhão de praia coberto e um consultório de fisioterapia com uma sala de musculação. Existe ainda um café e uma esplanada desportiva, escritórios e uma instalação exterior com campos de praia. A piscina e o novo centro desportivo estão separados um do outro e formam uma única entidade através do desenho de uma praça central.

Ver o desporto faz com que se faça exercício

O princípio “ver o desporto faz com que se pratique desporto” reflecte-se em todo o anteprojeto, tanto no interior como no exterior. Foi dada muita atenção às linhas de visão. A praça central entre a piscina e o complexo desportivo proporciona uma ligação aberta com os campos de praia e o parque desportivo ‘t Wooldrik. Ao entrar no centro desportivo, encontra-se no coração do edifício, com vista para o pavilhão da praia, o pavilhão desportivo A e o café desportivo, também conhecido como a sala de estar do desporto. No primeiro andar, encontram-se as bancadas, um consultório de fisioterapia com função de bairro, uma sala de dança e de artes marciais e os escritórios do Borne Sport.

Optimizações

Através de optimizações, o espaço foi aproveitado ao máximo e os pavilhões desportivos foram concebidos de forma inteligente para os diferentes desportos. Os utilizadores foram estreitamente envolvidos e contribuíram com as suas ideias. Tornar o pavilhão A ligeiramente mais largo criou mais espaço para o treino. O pavilhão B, por outro lado, tornou-se mais compacto, com um bom plano de alinhamento no chão para a prática de desportos e educação física. Em consulta com os utilizadores, os balneários foram também concebidos para responder às necessidades actuais.

Aspeto

Ao utilizar muita madeira, o design é natural e quente. Isto confere-lhe um aspeto natural no interior. Na fachada exterior, foram acrescentados elementos que remetem para a história têxtil de Borne. O edifício está dividido de forma lúdica em três blocos com uma entrada espaçosa e convidativa na praça central.

Piscina

O projeto tem em conta a entrada, a receção, a restauração e as linhas de passeio para uma nova piscina. Se, no futuro, for construída uma nova piscina, esta poderá ser facilmente acrescentada ao complexo desportivo.

Sustentável

O edifício terá uma grande área de cobertura, na qual serão instalados painéis solares. As instalações técnicas serão instaladas no interior, entre os pavilhões. Está também a ser estudada a possibilidade de recolher a água da chuva para regar os campos de praia.

O acompanhamento

O anteprojeto foi bem recebido pelos utilizadores e pelo conselho. A equipa de projeto está a avançar a toda a velocidade para que o projeto final possa ser apresentado antes do verão. Se tudo correr de acordo com o plano, o centro desportivo Borne-West abrirá em setembro de 2026.