Os académicos alcançam o 3º lugar com 43.150,5 quilómetros quilómetros de bicicleta
RheineÉ um sinal claro de um transporte independente e amigo do ambiente para a próxima geração: AMarienschule Rheine-Hauenhorst ganhou o concurso estatal “School Cycling”. Juntamente com os pais e professores, percorreram 43.150,5 quilómetros de bicicleta, alcançando o 3º lugar na comparação nacional na categoria de maior número de quilómetros percorridos de bicicleta entre as escolas primárias.
No total, foram pedalados mais de 11,5 milhões de quilómetros este ano no concurso nacional “School Cycling NRW”. As equipas mais bem classificadas receberam prémios e certificados, que foram entregues no dia 11 de dezembro por Udo Sieverding, chefe do departamento “Mobilidade do Futuro, Ciclismo, Transportes Públicos” do Ministério do Ambiente, Conservação da Natureza e Transportes do Estado da Renânia do Norte-Vestefália, perante cerca de 100 convidados no Museu Alemão do Desporto e dos Jogos Olímpicos, em Colónia: “A educação para a mobilidade precoce contribui de forma importante para uma maior segurança rodoviária. O elevado número de participantes mostra o potencial que o ciclismo, em particular, oferece às crianças e aos jovens como um importante contributo para a transição da mobilidade nas nossas cidades e comunidades. Mas o seu entusiasmo também mostra que o ciclismo é um negócio vencedor”.
NRW em primeiro lugar numa comparação nacionalUmtotal de 87.542 alunos, pais e professores de 1.493 escolas participaram no concurso “School Cycling” deste ano, mais 20% do que no ano passado. Durante as três semanas do concurso, os participantes pouparam um total de cerca de 1.900 toneladas de CO2 em comparação com os meios de transporte habituais no quotidiano. Isto faz da Renânia do Norte-Vestefália o Estado com mais escolas e ciclistas e também com a maior quantidade de CO2 poupado numa comparação para toda a Alemanha.
Theo Jansen, diretor da Rede de Mobilidade do Futuro NRW na Associação de Transportes do Reno-Sieg: “Se o objetivo da política de transportes é fazer com que cada vez mais crianças andem de bicicleta nas nossas cidades e vilas, então não pode ficar-se pelos apelos e campanhas. Precisamos de muito mais ciclovias seguras e cómodas que incentivem o uso da bicicleta. Isto requer coragem política para dar prioridade às deslocações a pé e de bicicleta em detrimento do tráfego automóvel na atribuição de espaço. Nós, na Zukunftsnetz Mobilität NRW, temos todo o gosto em apoiar as autoridades locais neste esforço para criar as condições de enquadramento necessárias.“Fazer metros pelo climaOprincípio do “ciclismo escolar” é simples: alunos, pais e professores de uma escola recolhem quilómetros pedalados individualmente ou em grupo para a equipa da escola. Este ano, as escolas primárias e secundárias concorreram a prémios para o maior número de quilómetros pedalados e para a maior equipa. Para as escolas secundárias, houve também um concurso criativo para o melhor projeto de ciclismo, com os vencedores do primeiro lugar a receberem 1000 euros, os do segundo 750 euros e os do terceiro 500 euros.
O programa “Cycling at School” baseia-se no programa anual “Cycling in the city” da Climate Alliance Network e é uma parte importante da transição da mobilidade municipal. Sob o lema “Fazer metros pelo clima!” o objetivo é promover a mobilidade entre as crianças e o uso da bicicleta em geral. Os adultos podem desempenhar um papel exemplar no concurso e são explicitamente convidados a participar. No podcast CITY CYCLING, pode ouvir porque é que as cidades, os distritos e os municípios também beneficiam do concurso e o que os vencedores do ano passado têm a dizer sobre o transporte de bicicleta para a escola.
Parte da promoção da mobilidade sustentável“Cycling to School” na RNV é coordenada pelo gabinete da Zukunftsnetz Mobilität NRW, a rede nacional para o desenvolvimento da gestão da mobilidade municipal em cidades, distritos e municípios. 318 municípios da RNV já são membros. Os centros de coordenação estão agrupados nas associações de trânsito dos Länder e nas associações com fins específicos, da seguinte forma
– Centro de coordenação de Westphalia-Lippe (Transportes locais de Westphalia-Lippe)
– Centro de Coordenação do Reno-Região do Ruhr (Associação de Transportes do Reno-Região do Ruhr)
– Centro de Coordenação de Rhineland (Associação de Transportes Rhine-Sieg)
O gabinete de coordenação está igualmente sediado na Verkehrsverbund Rhein-Sieg (VRS), em Colónia. O programa “school cycling” enquadra-se perfeitamente na carteira de serviços: com esta campanha, as autoridades locais podem promover especificamente o transporte sustentável para os jovens e interessá-los pela proteção do clima. A Zukunftsnetz Mobilität NRW é financiada pelo Ministério do Ambiente, da Proteção da Natureza e do Trânsito do Estado da Renânia do Norte-Vestefália e pela Unfallkasse NRW.
As seguintes escolas ganharam um prémio no concurso “Bicicletas escolares NRW 2023
Escolas secundárias
Categoria: Maior número de quilómetros percorridos de bicicleta
1º lugar: Pascal-Gymnasium da cidade de Grevenbroich (131.573,9 km)
2º lugar: Konrad-Adenauer-Gymnasium de Kleve (119 008,7 km)
3º lugar: Ginásio Freiherr-vom-Stein da cidade de Kleve (118.703,3 km)
Categoria: Ciclistas mais activos
1º lugar: Mathilde-Anneke-Gesamtschule der Stadt Münster (1 073)2º lugar: Pascal-Gymnasium der Stadt Grevenbroich (867)3º lugar: Heinrich-Böll-Gymnasium der Stadt Troisdorf (780)
Categoria: Concurso criativo
1º lugar: Europaschule der Stadt Bornheim
2º lugar: Ginásio da cidade de Frechen
3º lugar: Ginásio Rats da cidade de Gladbeck
Escolas primárias
Categoria: Maior número de quilómetros percorridos de bicicleta
1º lugar: Josefschule Ahaus (50.916,8 km)
2º lugar: Astrid-Lindgren-Schule em Borken (46.046,7 km) 3º lugar: Marienschule Hauenhorst em Rheine (43.150,5 km)
Categoria: Ciclistas mais activos
1º lugar: Josefschule em Ahaus (1.130)
2º lugar: Ostwallschule em Lüdinghausen (505)
3º lugar: Eilermarkschule em Gronau (492)