Margret Borkmann, Lothar Schlutz, Clemens Schöpker e KJG St. Marien distinguidos com o Prémio do Cidadão
Rheine. “O vosso empenho cria qualidade de vida para aqueles que servem. Também cria qualidade de vida para si próprio, porque descobriu novos impulsos para a sua vida ou porque foi capaz de reconhecer em si capacidades anteriormente desconhecidas. Afinal de contas, está cientificamente provado que ajudar outras pessoas simplesmente nos faz felizes. É enriquecedor para todos!”.
Foi o que disse hoje o Presidente da Câmara, Dr. Peter Lüttmann, no seu discurso de boas-vindas na cerimónia de entrega do Prémio do Cidadão deste ano, no Morriensaal do Falkenhof. No seu discurso, o Presidente da Câmara homenageou todos os galardoados (por ordem alfabética):
Margret Borkmann
“Há 30 anos, foi-vos pedido que tomassem conta de um grupo de pessoas solitárias e por vezes doentes mentais através da Caritas. Desde então, têm-se reunido semanalmente, trocado ideias, feito excursões e crescido juntos como um grupo de terça-feira. Aqui, assumem responsabilidades de forma fiável.
Também apoiam a iniciativa anual “Viajar sem fazer a mala”. Até há pouco tempo, também acompanhava pessoas com demência e dependentes de cuidados em viagens, na qualidade de prestador de cuidados. Isto deu aos familiares a liberdade de desfrutarem das suas próprias actividades e férias longe da vida quotidiana.
Há 10 anos que é membro do conselho consultivo para a terceira idade da nossa cidade. Ajuda no cinema para a terceira idade e está disponível às quartas-feiras na pista de exercício Ketteler Ufer como pessoa de contacto para as questões da terceira idade. Atualmente, está particularmente envolvida num grupo de trabalho que trata de temas relacionados com o fim da vida. Cultura funerária, cuidados paliativos e cuidados paliativos, testamentos em vida e procurações de cuidados de saúde – estas e outras questões são discutidas nesse grupo. Também está envolvido no projeto “Treffpunkt Bank” para combater a solidão na velhice.
Também participa ativamente no conselho consultivo do centro da cidade/distrito de Hörstkamp, na associação de geminação da cidade, na ajuda à Ucrânia na rede Maidan e no bem-estar dos gatos.”
Lothar Schlutz
“Estamos a fazer algo de bom pelas crianças doentes. Motiva-nos imenso quando conseguimos pôr um sorriso no rosto das crianças. Compreendo bem isso, pois eu próprio já tive oportunidade de participar algumas vezes no “Fly for children”.
O senhor é o iniciador destas actividades para crianças com cancro: voar, ver o mar, saltar de para-quedas, andar de barco e, claro, um castelo insuflável.
Dr. Rössig, Diretor Clínico de Oncologia Pediátrica no UKM Münster, afirma: “O dia de voo permite que as crianças e os jovens vivam algo muito especial juntamente com as suas famílias fora da clínica. Vemos rostos radiantes, a doença e as preocupações são esquecidas durante um dia maravilhoso. Isto fortalece não só as crianças e os jovens doentes, mas também os seus irmãos, pais e outros familiares. Semanas depois, ainda nos falam das suas experiências na clínica. Estamos muito gratos a Lothar Schlutz por permitir que os nossos doentes possam tirar este tempo do seu esgotante tratamento do cancro!” (fim da citação)
Porque houve muita preparação por detrás deste dia para si, o networker. Em primeiro lugar, teve de limpar cuidadosamente as portas e encontrar pessoas que quisessem participar e envolver-se. Pouco a pouco, foi construindo uma rede de ajudantes e organizadores parceiros. Há muitos anos que esta campanha tem sido um êxito, graças à excelente cooperação entre as várias pessoas envolvidas.
É ótimo que tenha parceiros empenhados ao seu lado, como o departamento de oncologia pediátrica do Hospital Universitário de Münster, o clube de desportos aéreos Eschendorf, o clube de para-quedismo Rheine e o corpo de bombeiros Rheine.
Também estão a apoiar outra associação, mais uma vez sobre crianças doentes, nomeadamente a Ibbenbüren “Traumpfade-Verein zur Förderung schwerstkranker Kinder und Kinder von Tschernobyl e. V.”.
A associação permite que estas crianças das regiões em redor de Chernobyl recuperem durante as suas férias na Alemanha, reforçando assim o seu sistema imunitário. No passado, organizou visitas ao jardim zoológico para convidados do Leste.
Estes exemplos mostram uma vez mais – e isto é particularmente importante para si, Senhor Deputado Schlutz – que os projectos podem ser bem sucedidos na comunidade e com muitas mãos amigas. O senhor deputado desempenha um papel nesse sentido. É um parceiro fiável, pelo que o homenageamos com o prémio de cidadão da nossa cidade.”
Clemens Schöpker
“Fique rico e não trabalhe para nada” – este slogan, que leu numa feira de voluntariado na Escócia há 40 anos, agradou-lhe. Prestar uma ajuda significativa é gratificante para si. Também gosta dos encontros e das amizades com as pessoas.
E aqui, no Morriensaal, estamos num lugar que está ligado a uma parte do seu empenho. É o tesoureiro da Fundação do Museu.
Hoje, estamos a olhar principalmente para outra área de compromisso. Há quase uma década que está envolvido no trabalho de geminação de cidades em Rheine, incluindo vários anos como Presidente da Associação para a Promoção da Geminação de Cidades Rheine e. V.
É particularmente apreciador do programa de intercâmbio de jovens com Leiria, a nossa cidade gémea portuguesa. “Reconhecer o que temos em comum, descobrir o que é especial” – este é o lema destes encontros de vários dias, que organizou e acompanhou ao longo de todo o processo. Um programa exigente aproximou os jovens e, em última análise, a Europa. Puderam conhecer a região e a sua história, cultura e vida quotidiana, visitando as escolas uns dos outros, participando num programa de lazer conjunto e passando tempo com as suas famílias. Graças à sua excelente reputação, os lugares são preenchidos muito rapidamente todos os anos.
Existem também laços estreitos com as cidades gémeas Trakai, Bernburg e Borne. A relação entre os holandeses e nós, por exemplo, mostra o que se pode conseguir com este trabalho. É impressionante que tenhamos celebrado conjuntamente o Dia da Libertação em maio em Borne desde 2015 e a comemoração dos mortos desde 2021. Um sinal claro de confiança! E a 9 de novembro, os convidados de Borne participam sempre na nossa comemoração da Reichspogromnacht.
Durante o seu tempo como Presidente, Senhor Schöpker, criou vários formatos que funcionam dentro da associação e oferecem a oportunidade de trocar ideias e discutir para além da Assembleia Geral Anual. A proposta para o Prémio do Cidadão afirma: “O interesse demonstrado pelos membros nestes eventos mostra como estas datas são importantes e apropriadas. O número de membros aumentou para 270 durante este período”.
KJG St Marien
Alguns membros da equipa organizadora receberam o prémio em nome de todos os membros.
“Vocês, queridos membros, representam o trabalho da juventude da igreja há 20 anos. O que começou com apenas 15 adolescentes e jovens adultos há muito que cresceu para 155 membros. Cerca de 50 deles são voluntários activos.
O vosso empenho não se limita a estes números. Há, naturalmente, o campo de férias, que inspira 60 crianças, ano após ano, com o seu programa colorido. Dias de lema, festas, excursões, fogueiras e a vida normal de um campo de férias – há algo para todos e as fotografias na vossa página inicial sublinham-no de forma impressionante. É ótimo que tenham o apoio da equipa de cozinha, uma vez que são auto-suficientes.
Para além de organizar esta colónia de férias, o seu empenho exige mais dedicação. Participa em cursos de formação, desde a formação de cuidadores e de prevenção até aos cursos de primeiros socorros e de nadador-salvador. Além disso, o conceito de proteção institucional e o código de conduta constituem um quadro importante e necessário. O facto de as crianças do campo se tornarem elas próprias conselheiras é revelador da qualidade dos vossos campos de férias.
O vosso trabalho com os jovens inclui também outras actividades. Gostaria de mencionar a tradicional campanha da árvore de Natal, bem como a azáfama anual de Natal na véspera de Natal, em que as crianças e os jovens desabafam no pavilhão desportivo de Gellendorf para encurtar o tempo até à entrega dos presentes. As excursões ao Movie Park ou à floresta de escalada são tão populares como a noite de cinema ou a festa de Halloween com um passeio noturno. Algumas actividades ajudam a angariar fundos para a colónia de férias, como uma banca de batatas fritas no Eschendorf Schützenfest. Naturalmente, também se pode encontrar na festa paroquial com bancas de jogos ou participando no bazar da missão. É emocionante que exista também uma ligação a outro cidadão premiado, o Sr. Schlutz. Porque vós, a KJG, participais em “Voar para as crianças” com bancas de jogos no aeródromo de Eschendorf.
O empenho conjunto no campo de férias e nas vossas actividades transformou-se, desde há muito, num grande círculo de amigos. Isto é pura motivação. Tanto melhor, porque a KJG St. Marien Rheine é um banco no que diz respeito ao trabalho com jovens”.
No final da parte oficial da cerimónia de entrega do prémio, Clemens Schöpker agradeceu à cidade de Rheine pela honra, em nome de todos os vencedores do prémio.