Associações envolvidas, cuidados de valor inestimável, um Overijssel mais verde e mais ligação social: os voluntários tornam tudo isto possível. É por isso que uma centena de voluntários, que se dedicam de todas as formas às pessoas e ao seu ambiente, receberão novamente este ano o Prémio Voluntário de Overijssel (OVP). No município de Borne, os residentes puderam recentemente apresentar voluntários, organizações ou iniciativas que, na sua opinião, merecem o título “O voluntário do município Borne”.
Quatro voluntários (iniciativas) foram galardoados com o Prémio Voluntário de Overijssel (OVP) no sábado, 25 de novembro de 2023. O vereador Michael Geerdink e a conselheira Joyce Vorgers, da província de Overijssel, entregaram os prémios à iniciativa Fietsmaatjes Borne e aos voluntários Geerlof Kanis e Jacobus Smid. Tal como no ano passado, foi atribuído um prémio de voluntariado “verde” em cada município. Este prémio foi atribuído a Ria Klein Koerkamp em Borne.
Fietsmaatjes Borne
Fietsmaatjes Borne destina-se a pessoas que gostam de andar de bicicleta mas que já não querem ou não podem fazê-lo sozinhas. Estas podem ser pessoas idosas (solitárias) e pessoas com uma deficiência ou lesão temporária. Os voluntários fazem viagens de bicicleta com eles numa bicicleta dupla. Fietsmaatjes é uma iniciativa nacional. Fietsmaatjes Borne é o seu primeiro ramo local em Overijssel. Fietsmaatjes Borne quer que toda a gente possa participar na sociedade. Atualmente, 75 residentes no município de Borne fazem uso desta iniciativa e são valiosos para estas pessoas. Entretanto, 90 voluntários estão envolvidos em Fietsmaatjes Borne e a terceira bicicleta dupla foi encomendada.
Geerlof Kanis
Geerlof é uma pessoa que tem significado muito para a Associação Jeu de Boules Borne. Entre outras coisas, Geerlof era um voluntário responsável pela manutenção dos campos de bocha. Sentia-se muito empenhado no clube e certificou-se de que era construída uma cobertura para que os participantes pudessem ficar secos durante as competições de boules quando chovia. Para agradecer a Geerlof os seus esforços, a associação de boules deu o seu nome aos campos de boules. Geerlof decidiu deixar de trabalhar. Razão para o colocar na ribalta e agradecer-lhe os seus esforços em prol do clube. Geerlof foi dispensado por Jurgen Schiphorst, da Borne Sport, porque “fez um trabalho incrivelmente bom”.
Jacobus Smid
Jacobus é um voluntário que trabalha ativamente para o Autocarro da Vizinhança e o Autocarro para Ucranianos. Jacobus encarregou-se, entre outras coisas, de recrutar motoristas para o autocarro que transporta os ucranianos de Azelo para Borne e vice-versa. No total, Jacobus e os seus colegas já fizeram esta viagem 22.000 vezes. Além disso, Jacobus ajuda muitas vezes quando outro condutor tem uma avaria. “Jacobus faz a ligação entre o grupo de condutores e é parcialmente responsável pela encomenda de Natal.
Ria Klein Koerkamp
Em cada município é também atribuído um prémio de voluntário verde. Este prémio destina-se especialmente aos voluntários que trabalham em prol de um Overijssel mais verde.
Ria é uma voluntária no Zwanenhof. A Ria gosta de cuidar do seu jardim de legumes e ervas aromáticas, que faz parte do grande jardim do Zwanenhof. A Ria já faz isto há muito tempo. Nos bons e nos maus momentos do Zwanenhof, a Ria está e esteve sempre presente. A Ria tem uma grande paixão pela natureza no sentido mais lato da palavra, bem como uma enorme paixão pelo Zwanenhof. Graças aos seus anos de experiência, ela é extremamente conhecedora e sabe como cuidar de toda a vegetação. Além disso, sabe como partilhar todo o seu conhecimento com os seus colegas de uma forma muito bonita. Graças à Ria, o jardim, a vegetação, em torno do Zwanenhof manteve-se bonito mesmo quando o Zwanenhof não esteve em funcionamento durante algum tempo no período de 2019-2021.
Valor inestimável
Os voluntários são inestimáveis para um ambiente de vida agradável em que todos possam participar. A pressão sobre os voluntários está a aumentar. As organizações esperam que os voluntários existentes desistam cada vez mais frequentemente devido à falta de tempo, à idade avançada e à mudança de situações familiares, enquanto a entrada de novos voluntários está a estagnar. Esta situação exige uma adaptação e uma transição do voluntariado para uma prática mais flexível, profissionalizada e diversificada. É por isso que a província de Overijssel, juntamente com profissionais e organizações, está ativamente empenhada em apoiar e estimular o voluntariado em Overijssel.