Notícias

Preencher os encontros com vida novamente após a pandemia

Grietje Rosink hielt die Vorschläge fest.

Grupos de cidadãos seniores de Rheine e Borne reuniram-se na cidade gémea para uma reunião de planeamento

Borne/Rheine. “Se apenas metade destes pontos forem implementados no próximo ano, já será um enorme sucesso”, afirmaram Grieje Rosink do comité de geminação Borne e Reiner Wellmann, presidente da associação de geminação Rheine, após uma reunião de trabalho em Borne. 25 representantes de grupos de idosos de ambas as cidades reuniram-se no Borner Kulturhaus para discutir actividades e reuniões conjuntas para o próximo ano. Ao fim de uma hora, o que ficou documentado num quadro negro era já uma longa lista de sugestões e ideias. O denominador comum, no entanto, era a firme vontade de encher de vida os encontros de idosos após a pandemia e de cultivar pontos comuns.

Representantes da comunidade de idosos Herz-Jesu, da comunidade de idosos Johannesgemeinde, do conselho consultivo de idosos da cidade, dos idosos Awo, do sindicato de idosos CDU e dos idosos Verdi vieram de Rheine. Os idosos de Borner foram representados por idosos de congregações religiosas e grupos comunitários.

Durante o café e o Krinteweggen, puseram-se logo a trabalhar sob a direção de Grietje Rosink. As primeiras sugestões variaram entre uma tarde de churrasco conjunta, uma visita a Rheine e um passeio de bicicleta pela cidade. Os seniores da CDU convidaram Bornens a participar numa viagem de autocarro noticioso por Rheine com o Presidente da Câmara. E para o Conselho Consultivo dos Seniores, Robert Winnemöller ofereceu-se para apresentar a nova aplicação Rheine para os seniores e para discutir o relatório social da cidade Rheine juntamente com os holandeses. Referiu-se também a uma série de eventos sobre “Moldar o fim da vida”. O Bornenser manifestou o seu interesse em oferecer novamente uma viagem de autocarro ao mercado de Natal em Rheine na comunidade. Além disso, indicaram um “evento High Tea”, que certamente também seria do interesse do Rheinenser.

Após a reunião de trabalho, teve lugar uma visita guiada a OldBorne. Os participantes ficaram a conhecer a cidade gémea com numerosos episódios interessantes e explicações históricas. A reunião terminou com um almoço no Kulturhaus. Ao despedirem-se, todos os participantes manifestaram a firme intenção de facilitar encontros entre os idosos das duas cidades gémeas em maior escala no próximo ano.