Notícias

Muitas amizades desenvolvidas

Belas impressões e memórias duradouras reunidas na cidade gémea de Rheine Leiria

Klara Küpker, do Dionysianum, escreveu um relatório final sobre o intercâmbio de estudantes com Leiria.

De 2 a 9 de outubro, 23 alunos do Gymnasium Dionysianum, do Kopernikusgymnasium e das Kaufmännische Schulen passaram uma semana na cidade portuguesa de Leiria, no âmbito de um programa de intercâmbio.

Os alunos portugueses já tinham estado na Alemanha em setembro e tinham passado uma semana com os seus parceiros de intercâmbio em Rheine.

Duas semanas depois, foi altura de os visitar de novo em Portugal. A viagem começou na segunda-feira ao meio-dia, com a viagem via Schiphol (Amesterdão). Os alunos alemães foram surpreendidos pelos seus parceiros de intercâmbio no aeroporto de Lisboa e viveram cenas emocionantes de reencontro.

De Lisboa, viajaram de autocarro para Leiria, onde os alemães puderam viajar juntamente com as suas novas famílias para a sua casa na semana seguinte.

O primeiro dia em Portugal foi de muito programa, como já estavam habituados em Rheine. Começou com visitas às escolas, onde os alunos alemães puderam ter uma ideia do sistema escolar português e participar nas aulas. No refeitório da Escola Francisco Rodrigues Lobo, os convidados alemães também tomaram um pequeno-almoço antes de voltarem a explorar a escola. A visita à vida quotidiana da escola terminou com uma receção muito simpática e calorosa por parte do diretor. Após esta pequena receção, estava agendada outra grande receção, nomeadamente a do Presidente da Câmara da cidade Leiria. Os alunos foram convidados a visitar a Câmara Municipal e a colocar ao Presidente da Câmara todas as perguntas que lhes viessem à cabeça.

Antes de regressarem às escolas para participarem numa aula de danças tradicionais portuguesas, foi tirada uma fotografia de grupo em frente à Câmara Municipal.

Depois de algumas horas de dança, o programa oficial terminou e todos puderam passar o resto do dia em família com os seus pais de acolhimento.

O dia seguinte continuou com uma breve visita ao museu da cidade de Leiria e uma visita ao museu do papel estava na ordem do dia, onde os convidados alemães aprenderam tudo sobre a produção de papel e puderam também fazer papel eles próprios. Depois das visitas extremamente informativas aos museus, chegou a hora do almoço. Voltaram a encontrar-se com os seus anfitriões e foram comer juntos no centro da cidade Leiria. Claro que o programa não se ficou por aqui, pois estava prevista para a tarde uma visita à antiga fortaleza de Leiria. O dia terminou com uma caça ao tesouro em conjunto com os portugueses, que levou todos da fortaleza de volta ao centro da cidade.

Devido a um feriado em Portugal, na quinta-feira só houve programa para a tarde. Assim, os convidados alemães passaram a manhã com as suas famílias e depois dirigiram-se com elas para o parque um pouco mais longe, onde se realizaria o programa da tarde. Este consistia numa caminhada de uma hora pela paisagem montanhosa e depois uma hora de ioga para relaxar. Alguns dos jovens preferiram, no entanto, jogar UNO em conjunto. O dia terminou com um belo piquenique.

Sexta-feira foi também o último dia de convívio antes da partida na segunda-feira. De manhã, todos os alunos do programa de intercâmbio foram recolhidos em frente às escolas e foi efectuada uma viagem conjunta a várias praias. O ponto alto foi, naturalmente, a vila da Nazaré com a sua praia, muito conhecida pelas suas ondas de até 30 metros. Os jovens não só tiveram a oportunidade de contemplar o mar a partir da plataforma de observação, como também puderam passar duas horas na Nazaré. Alguns foram à praia e outros preferiram explorar o tranquilo centro da cidade.

Mas o programa não se ficou por aqui, pois para a tarde estava prevista a visita ao Mosteiro da Batalha. Uma igreja extremamente bonita com muitos monumentos históricos importantes, que puderam ser vistos numa pequena exposição. À noite, a festa final foi celebrada em conjunto, onde cada participante no intercâmbio recebeu um certificado de participação. No final da noite, todos se despediram e entraram no fim de semana, que foi passado individualmente com as famílias.

No dia da partida, o único ponto do programa para os convidados alemães foi uma viagem a Lisboa. Aí, alguns monumentos históricos importantes no Tejo e o impressionante aquário estavam na agenda antes de os alemães regressarem a casa.

Foi uma experiência enriquecedora, cheia de belas impressões e de memórias duradouras para todos os participantes, tanto do lado alemão como do lado português, durante a qual se formaram muitas amizades que, esperamos, perdurarão por muito tempo.