Rheine.” “A libertação veio mais tarde” – Este é o título de um documentário cinematográfico que será apresentado na série “Comemoração e Memória” no auditório da Escola Secundária de Euregio na próxima quinta-feira às 11 horas.
Bert Woudstra, nascido em 1932, conta como sobreviveu milagrosamente à Segunda Guerra Mundial na Holanda, enquanto criança judia. Teve de mudar de esconderijo mais de 13 vezes para escapar ao Holocausto. Em janeiro deste ano, contou a sua história a cerca de 160 alunos da Euregio Comprehensive School Rheine. A sua mensagem é: “Vim por vós – a geração jovem que ainda tem um futuro pela frente e que pode contribuir para um futuro da nossa democracia com paz e respeito pelo outro”.
A sua profunda narração foi registada por quatro câmaras de filmar. Um grupo de alunos da Escola Secundária de Euregio utilizou-as para criar este documentário cinematográfico. Bert Woudstra é a centésima testemunha contemporânea do projeto “Contemporary Witnesses Rheiner City History” e voltará a Rheine para a apresentação do filme. O evento é gratuito.