Geminação de cidades entre Bernburg (Saale) e Rheine existe há 33 anos
Rheine. “A nossa geminação de cidades já existe há 33 anos e representa, assim, um dos locais de construção da reunificação alemã.” Com estas palavras, o Presidente da Câmara, Dr. Peter Lüttmann, abriu a pequena cerimónia de reunião das cidades geminadas no Salzsiedehaus. “Depois de 1990, ajudámos juntos a moldar a construção democrática da Alemanha reunificada e podemos orgulhar-nos disso.” Sem a cooperação mil vezes maior das cidades e municípios da Alemanha Ocidental e Oriental, sem a troca de experiências das pessoas nos clubes, associações e organizações, sem as muitas amizades que se desenvolveram, o caminho para um futuro comum teria sido diferente e também com problemas ainda maiores”, disse Lüttmann. É claro que ele se lembra bem da reviravolta. Entretanto, cresceu uma geração que não viveu a divisão do nosso país, mas apenas a conhece da história, das histórias contadas por pessoas mais velhas ou das lições nas escolas. “Temos de nos consciencializar disso uma e outra vez. Para eles, é evidente aquilo com que os seus pais apenas sonharam: a abolição de décadas de divisão e uma vida comum em liberdade e democracia.”
Lüttmann deu as boas-vindas, em especial, à Presidente da Câmara da cidade de Bernburg, Dra. Silvia Ristow, que efectuou a sua primeira visita a Rheine nesta qualidade.
Enquanto os discursos eufóricos estão normalmente em primeiro plano nos eventos que assinalam o dia 3 de outubro, a BernburgPresidente da Câmara falou das suas próprias experiências e aventuras.