Notícias

Convidados e anfitriões emudecem de espanto

Bernburgele e Rheinenser numa visita conjunta a Emsstadt

Normalmente, os encontros entre associações de geminação de cidades têm como objetivo uma intensa troca de ideias. De facto, isto não é diferente na geminação entre Bernburg (Saale) e Rheine (Ems).

Mas, hoje, ambas as partes estavam sobretudo silenciosas de entusiasmo.

A direção da associação de geminação da cidade tinha também preparado um programa extenso para o segundo dia da visita dos parceiros de Bernburg.

De manhã, foram ao Falkenhof. Aqui, o funcionário do museu Oliver Raß guiou os convidados através da exposição “100(0) Anos de Sal de Rheine”. Esta exposição centra-se nas pessoas que produziram sal e lucraram com o comércio do sal. Durante a visita guiada, são apresentados sonhadores corajosos, peritos aristocráticos, cruzados obstinados, um investigador e um fotógrafo, bem como o mundo de trabalho de uma empresa pré-industrial, que é invulgar do ponto de vista atual.

Para a exposição, foram “trazidos à luz” numerosos actos, mapas, planos, documentos e fotografias que raramente ou nunca tinham sido apresentados ao público. Entre eles, destacam-se o contrato de fundação da Münstersche Salinensozietät com assinaturas e selos dos investidores nobres e vários documentos em pergaminho do início do século XVII, que também mostram claramente os interesses políticos e económicos no comércio do sal.

No início da tarde, o vice-presidente da Câmara e presidente da comissão de construção, Karl-Heinz Brauer, assumiu a direção da visita. A visita começou pela zona da Mittelstraße. Aqui, Brauer explicou a evolução da zona das casernas da administração do local para futuras habitações no Europaviertel. A visita continuou até à Eschendorfer Aue, onde o antigo quartel da força aérea é quase irreconhecível. Nos últimos anos, surgiram aqui literalmente casas atrás de casas. A velocidade deste desenvolvimento também surpreendeu os convidados e os anfitriões.

Tanto Bernburgcomo Rheineficaram maravilhados quando tiveram a oportunidade de visitar a nova piscina combinada “Aqua Reni”. Ainda não está aberta e espera-se que o esteja dentro de alguns meses.

Mas já agora, durante uma visita guiada com Verena Reimann e Marcel Brüggemeyer de Rheiner Bädern, foi possível ter uma ideia do grande “projeto-farol” que será Rheine.