Delegação da cidade gémea Bernburg numa visita guiada pelo guarda-noturno André Schaper
A visita guiada à cidade pelo e com o guarda-noturno André Schaper começou em Falkenhfo.
Uma vez por ano, realizam-se os dias Rheine-Bernburg. As pessoas das duas cidades gémeas visitam-se uma à outra. Este ano, uma delegação de Bernburg liderada pela Presidente da Câmara, Dra. Silvia Ristow, veio hoje a Rheine e, após um jantar conjunto, conheceu a cidade gémea numa visita guiada pelo guarda-noturno. André Schaper assumiu o papel de guarda-noturno e explicou a história e o significado do Falkenhof e de outros pontos de interesse no centro da cidade.
Os pontos mais altos da água no Emsmühle despertaram um interesse especial. A marca mais alta data de 10 de fevereiro de 1946, quando o centro da cidade ficou completamente submerso e causou grandes danos.
Onde outrora as “lavadeiras” coscuvilhavam, o Presidente da Câmara, Dr. Silvie Ristow, e o guarda-noturno André Schaper falaram sobre a proteção contra as cheias.
A inundação do Saale em Bernburg não foi há muito tempo, explicaram os participantes na visita guiada. Em 2013, a água causou danos no valor de milhões de euros. O jardim zoológico Bernburg foi particularmente afetado. O parque teve de permanecer encerrado de 3 de junho a 2 de agosto. Os jardins zoológicos de Aschersleben, Halle e Leipzig, bem como vários ajudantes privados, acolheram numerosos animais durante várias semanas nessa altura.
Com base na experiência de 2013, a inundação do século em Bernburg, foram investidos vários milhões de euros na proteção contra inundações, que está a ser ampliada. Por conseguinte, os convidados de Bernburg também estavam interessados em saber como a cidade de Rheine se protege contra eventos de chuva tão fortes.