Notícias

Estagiários da cidade Rheine experimentam outras culturas

Intercâmbio intercultural no Centro S. António

Rheine.cpr. Quando culturas diferentes se encontram, é normalmente interessante e sem problemas. Mas quando se olha mais de perto, por vezes notam-se coisas que parecem estranhas à primeira vista e que não se conseguem explicar. Alguns antigos estagiários da administração municipal Rheine aceitaram o convite para um evento no Centro S. António, o centro de encontro intercultural da Caritas Rheine. O evento “Experiencing Cultures” faz parte do objetivo de dotar os funcionários da administração municipal Rheine de competências interculturais. Sob a direção de Johanna Miltrup, uma funcionária da cidade Rheine e Kevin Löcke, um funcionário da Associação Caritas Rheine, os participantes começaram por receber um workshop sobre o tema da competência intercultural e refletir sobre as suas próprias percepções. Miltrup e Löcke são responsáveis pelo domínio de ação “abertura intercultural” do conceito de migração e integração da cidade Rheine e especialistas na promoção da competência intercultural dos trabalhadores. Depois desta excursão teórica, as coisas tornaram-se muito mais interactivas. Voluntários com um historial de migração enriqueceram a ronda com as suas experiências em torno deste tema, enquanto multiplicadores das suas próprias culturas. Numa “reunião rápida”, os participantes trocaram pontos de vista em conversas curtas e obtiveram informações interessantes sobre a vida das pessoas sentadas à sua frente.

O programa foi concluído com uma sessão de culinária conjunta. Os migrantes trouxeram os ingredientes dos seus pratos preferidos e foi preparada uma ementa variada na cozinha. Uma salada marroquina de arroz e atum, uma panela de arroz afegã com caril de frango e um pudim marroquino com nozes e caramelo foram preparados em conjunto e sob o olhar experiente das pessoas com experiência de migração.

Durante o jantar conjunto, aprofundou-se o intercâmbio e estabeleceram-se contactos. Todos os participantes concordaram que foi uma tarde bem sucedida e colorida. Johanna Miltrup e Kevin Löcke, bem como Florentine Kühs-Sandmann, responsável pela formação na cidade de Rheine, gostariam de oferecer o projeto para outros anos de formação na administração da cidade Rheine.

Se estiver interessado e tiver perguntas sobre a oferta “Experience Cultures”, Kevin Löcke do Serviço de Migração e Integração da Caritas Rheine é a pessoa de contacto e pode ser contactado pelo telefone 05971 862-328 ou pelo e-mail .