Notícias

Efeito Barbie?

Filhotes de flamingo no NaturZoo novamente após 14 anos

Tempos felizes no NaturZoo Rheine: Após uma interrupção de 14 anos, três flamingos eclodiram nos últimos dias – e talvez haja mais alguns.

Desde o início dos anos 80, os flamingos têm sido uma colónia de reprodução fiável no Nature Zoo. A consistência e os bons resultados de reprodução foram considerados notáveis pelos especialistas. Do mesmo modo, as condições de manutenção e os cuidados são reconhecidos como exemplares. Em 2008, teve lugar a última reprodução bem sucedida.

Desde então, os flamingos deixaram praticamente de se reproduzir. Ainda havia cortejo, mas não havia construção de ninhos ou mesmo postura de ovos e reprodução.

Foram procuradas razões para esta interrupção da reprodução em todas as direcções, mas não foram encontradas. A alimentação foi verificada e também alterada – mas sem sucesso. Foram preparados locais de nidificação, mas as aves não estavam interessadas. O sexo de todas as 89 aves foi determinado geneticamente através de amostras de penas – com o resultado realmente ideal de que havia tantas fêmeas como machos na colónia.

Este ano, desde o início, não se vislumbrou qualquer hipótese de retomar a reprodução: O confinamento em casa e a captura várias vezes para recolha de amostras para controlo da população, após a deteção única de gripe aviária num grou na primavera, foram considerados grandes perturbações para os animais.

Mas, no verão, a colónia mostrou-se bem disposta a acasalar e, em agosto, vários casais construíram espontaneamente ninhos e puseram ovos. Escolheram uma área entre arbustos que estava bem protegida da vista. Em pouco tempo, mais pares juntaram-se a eles e, tanto quanto se podia ver, pelo menos 10 pares estavam a reproduzir-se.

Após 28 dias de incubação, as primeiras crias eclodiram há cerca de uma semana. Duas delas já saíram do cone de terra do ninho e estão a ser conduzidas pelos pais pelo recinto. Muitos casais continuam a reproduzir-se e, apesar da época avançada do ano, há boas hipóteses de que mais crias eclodam e sejam criadas.

Então, o que é que desencadeou a reintrodução da reprodução este ano? Sabe-se que os flamingos são “sensíveis ao clima”: Um verão bastante chuvoso pode ser mais estimulante do que uma seca demasiado longa. Ou será que foi afinal a “Barbie” que desencadeou uma onda cor-de-rosa na qual os flamingos também nadaram?

Continua a ser um mistério – mas no NaturZoo estão satisfeitos com o facto de a reprodução destas aves especiais ter recomeçado.