Notícias

Algumas lágrimas correram quando nos despedimos

Clemens Schöpker erklärte die verschiedene portugiesischen Vorspeisen.

Ss estudantes viveram o seu último dia em Rheine – visita de regresso no início de outubro

Rheine. Algumas lágrimas foram derramadas ao despedirem-se. 21 alunos de Leiria e quatro professores acompanhantes despediram-se das suas famílias de acolhimento e, sobretudo, dos jovens com quem já tinham feito amizade, na quarta-feira, no centro de lazer português, após uma estadia de uma semana em Rheine. O lema da visita foi “Jovens a caminho da Europa”.

Sob o lema “Jovens a caminho da Europa”, todos viveram juntos um programa interessante e variado, que Clemens Schöpker organizou para a associação de geminação da cidade e para as escolas. “O objetivo era descobrir o que é especial e reconhecer o que temos em comum”, disse Schöpker depois de receber os muitos jovens, e especialmente os pais de acolhimento, no grande salão do centro de lazer. Para os organizadores, era importante conhecer a vida das famílias, bem como a cidade Rheine e a região.

Mas na festa de rua, como é óbvio, também festejaram em conjunto. A fervura de sal, uma tarde de cozinha conjunta na FBS e um seminário Hipp-Hopp na TV Jahn foram apenas alguns dos eventos que todos apreciaram e nos quais participaram com entusiasmo. A estadia foi concluída com uma excursão ao castelo de Bad Bentheim.

Os guias dos jovens de Leiria (da esquerda para a direita): Lisete Pereira, Maria Lima, Maria Ramadas e Toni Carreira.

Schöpker agradeceu especialmente aos pais anfitriões pela sua disponibilidade para receber um jovem convidado da cidade gémea durante uma semana. A participação ativa na última noite foi um sinal de que queriam participar ativamente e festejar com as crianças. Passaram algumas horas agradáveis juntos com especialidades portuguesas e comida saborosa do churrasco.

Para os portugueses, uma visita ao parlamento estadual estava na agenda na quinta-feira, antes da partida de Düsseldorf. Andrea Stullich, membro do Landtag, guiou o grupo através da câmara parlamentar e do edifício, estando também disponível para responder a perguntas.

Em contrapartida, os 21 jovens estudantes de Rheine e arredores viajarão para Leiria no início de outubro. Serão acompanhados por Petra e José Azevedo, que os supervisionarão durante a semana. O intercâmbio germano-português tem uma longa tradição: foi iniciado em 2001 por Isabel Almeida e Alfred Franz.

www.friendsineurope.com