Notícias

Como é que a parceria se transformou em amizade estreita

Os Hilbrinks de Borne e os Maybaums de Rheine conheceram-se há mais de 40 anos

Rheine/Borne. Há mais de 40 anos, Rolf Maybaum era secretário da corporação de bombeiros voluntários Rheine. No mesmo escritório em Borne estava Frans Hilbrink. Ambos se conheceram numa primeira reunião das duas corporações de bombeiros. Isso aconteceu pouco antes de a geminação entre os dois municípios ser oficialmente selada.

Naturalmente, Frans e a sua esposa Mike e Rolf e a sua esposa Brigitte estiveram presentes no domingo no concerto que celebrou o 40º aniversário da geminação.

Em muitos discursos comemorativos, é sempre sublinhado que as amizades estreitas se desenvolvem frequentemente a partir da geminação oficial de cidades. Um ótimo exemplo é a relação entre estes dois casais.

Maybaum subiu na carreira dentro do corpo de bombeiros Rheine. Durante vários anos, foi chefe dos bombeiros da cidade até à sua reforma. Hilbrink fez o mesmo e acabou por se tornar comandante dos Bornenser Blauröcke.

Desde o início, desenvolveu-se uma estreita amizade entre os Maybaums e os Hilbrinks. Visitavam-se mutuamente, faziam viagens de cidade juntos, como a Berlim ou Amesterdão. Passavam férias juntos, vezes sem conta, na ilha holandesa de Texel.

Sempre só houve harmonia entre alemães e holandeses? Mesmo no futebol?

Brigitte e Mike riem-se: “Eles até queriam ver a final do último Campeonato do Mundo entre a Holanda e a Alemanha juntos na televisão. Por razões bem conhecidas, isso não aconteceu, porque ambas as equipas nacionais foram eliminadas no decorrer do torneio. É possível que o desgosto partilhado pelo mau desempenho dos futebolistas tenha reforçado os laços de amizade entre os dois casais.