Notícias

Quatro Coros – Cem vezes obrigado

Quatro coros de Bornwe actuaram hoje em “Borne musiziet” para celebrar o 40º aniversário da cidade. As muitas centenas de visitantes da festa de rua, muitas vezes em mudança, não pouparam uma grande salva de palmas para as actuações.

O “Born to Pop” deu o pontapé de saída. Foi cantada principalmente música pop em inglês, mas algumas canções holandesas também fizeram parte do repertório, que abrangeu todo o período desde os anos 70 até à atualidade, dos Doobie Brothers a Lady Gaga, de David Bowie a Small Orchestra.

O coro feminino “Cantabile” tinha no seu repertório clássicos ligeiros e clássicos da música ligeira. Cantabile é um coro do departamento da escola de música de “Kulturhuis De Bijenkorf”. Celebrou recentemente o seu 25.º aniversário.

O Melbuul’n Piratenkoor celebrará o seu 25.º aniversário em 2024. Actua em Borne, agora também em Rheine. Também actuaram em Nordhorn, Wilhelmshaven, Bremerhaven e Paderborn. Vestidos como verdadeiros piratas, tocaram canções holandesas, inglesas e alemãs e shanties. O “Kleine Kneipe” em neerlandês fez o público balançar.

O “Borns Kleinkoor”, sob a direção inspiradora do maestro Bram van der Beek, constituiu o final calmo e inspirador desta tarde de concerto. Ao longo dos seus mais de 75 anos de existência, construíram um repertório vasto e muito variado. Todos os anos há o concerto de Natal, que normalmente tem lugar na Oude Kerk em Borne. Além disso, o Borns Kleinkoor oferece uma rica seleção de música numa atmosfera bizantina.

Este ano, a tónica é colocada num estilo de música um pouco mais ligeiro, em que a linha melódica é maioritariamente dos segundos tenores. O repertório clássico também não é descurado, uma vez que o coro gosta de cantar obras de Schubert, Haydn e Mozart.