1185 anos Rheine foi celebrado este ano em Bentlage
Foi uma colina de calcário perto do vau do Ems que chamou a atenção dos guerreiros francos no século VIII, quando estes percorriam a área em redor do atual Rheine. Para assegurar a então importante travessia do Ems, construíram uma base na colina, que era tão magnificamente adequada. Uma pequena igreja foi construída num segundo esporão de cal.
Foi a 7 de junho de 838 que o Imperador Luís, o Piedoso, legou a propriedade “Reni”, situada na colina de cal, às freiras beneditinas da Abadia de Herford. O nome da cidade Rheine aparece pela primeira vez neste ato de doação. Por isso, os cidadãos da cidade celebram o dia 7 de junho de 838 como o jubileu da cidade Rheine. Este ano foi, portanto, o 1.185º aniversário.
O jubileu deste ano na Casa do Sal foi marcado pelo passado de Rheinecomo cidade salineira. Durante séculos, as salinas abasteceram a população de Münsterland com o vital ouro branco. A excitante história local das salinas está a ser investigada. O foco principal são as pessoas que produziam o sal. Para assinalar o aniversário do sal, haverá um programa de eventos para o público, a publicação de um novo livro e uma exposição no Museu Falkenhof. A tónica será colocada nas salinas de Gottesgabe, um monumento cultural técnico único na Vestefália.
No seu discurso de boas-vindas, o Presidente da Câmara, Dr. Peter Lüttmann, referiu a importância do sal para a cidade Rheine.
O presidente da Associação para a Promoção das Salinas de Gottesgabe, Thomas Liedmeyer, apresentou a sua associação.