Delegação de Rheine visita o festival de Verão na cidade gémea da Lituânia Trakai
Trakai/Rheine. Com muitos visitantes de todo o país e representantes das cidades amigas, a cidade lituana Trakai celebrou o seu festival de Verão no fim-de-semana. O ponto alto foi um impressionante espectáculo de laser sobre o Lago Galve, com a histórica ilha de Burg como pano de fundo perfeito à noite.
Mas a terrível guerra que está a decorrer a apenas algumas centenas de quilómetros de distância, na Ucrânia, também foi tema deste encontro, mesmo que apenas de passagem. O representante da cidade gémea ucraniana de Trakai, Ivano Frankiwsk, abordou o assunto com palavras dramáticas numa recepção no domingo: “Está a decorrer uma guerra terrível no nosso país, a mais terrível guerra na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Estamos a lutar pela paz e pela democracia. Continuaremos a lutar, sobreviveremos e venceremos esta guerra”, afirmou, sob os aplausos dos numerosos convidados.
A cidade de Trakai tinha recebido os seus convidados na sexta-feira com um passeio de barco no Lago Galve. Uma banda de jazz animou os representantes das seis cidades gémeas de Trakai. “A nossa parceria é a ponte para os vossos países”, afirmou o Presidente da Câmara de Trakai, Andrius Satevicius, no seu discurso.
O ponto alto da manhã de sábado foi a tradicional procissão com as delegações das cidades gémeas, desde a Câmara Municipal até ao palco do festival, em frente ao Inselburg. O Vice-Presidente da Câmara Fabian Lenz e o Presidente Reiner Wellmann e a sua representante Irja Erben viajaram de Rheine para Trakai para participarem no evento. Toda a cidade foi bloqueada no sábado, uma vez que muitos visitantes de todo o país vieram a Trakai para o evento tradicional.
O ponto alto foi, no entanto, o espectáculo de laser no castelo de Inselburg, no final da tarde de sábado. Há já algum tempo que a cidade de Trakai se abstém de lançar fogo-de-artifício, sobretudo por razões ecológicas, mas também devido à guerra na Ucrânia, que está sempre presente na Lituânia, com as suas fronteiras com a Bielorrússia e o enclave russo de Kaliningrado. No palco em frente ao castelo, as estrelas lituanas da indústria do espectáculo actuaram durante toda a noite e, sobretudo, o público jovem festejou com entusiasmo.