Notícias

Nova parceria educativa entre as creches e a biblioteca municipal

Schon Kindergartenkinder an Bücher heranzuführen – das ist eines der Ziele der neuen Bildungspartnerschaft.

Rheine. Rheine Promover a educação auditiva e linguística, bem como o prazer de ler em voz alta e contar histórias, são alguns dos objectivos a promover através de uma cooperação entre as duas creches Kinderland Isselstraße e Kinderland Nienbergstraße e a biblioteca municipal.

RheineNa passada quinta-feira, Raimund Gausmann, chefe de departamento da , juntamente com Anika Hopley, directora da creche Kinderland Isselstraße, Frederik Feyer, director da creche Kinderland Nienbergstraße, e Kirsten Deters, directora interina da biblioteca municipal, apresentaram a natureza e o âmbito da nova parceria educativa.

No âmbito da nova cooperação, os educadores e as crianças receberão cartões de biblioteca gratuitos. As crianças visitarão regularmente a biblioteca municipal com os seus encarregados de educação e poderão utilizar livros ilustrados e outros meios de comunicação social. Para além disso, a biblioteca irá criar pacotes de meios de comunicação individuais para os centros de dia. Estão igualmente previstas sessões de leitura e teatro infantil. Além disso, o pessoal especializado dos centros de dia tem acesso a literatura especializada actual e variada.

O actual Inquérito Internacional sobre a Leitura no Ensino Primário, ou Estudo Igloo, mostra a importância da promoção da leitura. De acordo com este estudo, as competências de leitura dos alunos do quarto ano, entre outros, deterioraram-se nos últimos anos. “Não podemos começar suficientemente cedo a apresentar os livros às crianças. A leitura em voz alta promove diferentes competências, sacia a sede de conhecimento e promove também competências emocionais e sociais. É por isso que estou particularmente satisfeito por nos estarmos a concentrar nas crianças do jardim-de-infância com esta parceria”, Raimund Gausmann encontra as palavras adequadas.

“Hoje foi um grande pontapé de saída. As crianças fizeram uma óptima visita guiada à nossa biblioteca e estavam muito ansiosas por participar. Rheine Ficaríamos, naturalmente, muito satisfeitos se mais dos 48 centros de dia de quisessem entrar numa parceria educativa connosco”, diz Kirsten Deters, satisfeita com o sucesso do arranque na quinta-feira.