Notícias

Crianças jogam futebol com o ex-jogador nacional Christian Pander

Christina Schulze Föcking und Cristian Pander beim Training.

Christina Schulze Föcking, deputada do Landtag, organiza uma acção de formação

RheineWettringen/ . cpr. Driblar, apontar e rematar à baliza – no campo desportivo do Campus St. Josef em Wettringen tudo girava em torno do futebol. Mais de 40 crianças e jovens do lar de crianças e jovens da Caritas experimentaram um tipo especial de treino. Christian Pander, um antigo jogador da selecção alemã, esteve ao seu lado no campo.

Não só o tempo estava bom, como o ambiente no grupo era simplesmente fantástico. Foi esta a experiência de Christina Schulze Föcking (CDU), a deputada local que organizou a tarde. “Mesmo quando entraram em campo, era visível a enorme expectativa das crianças e dos jovens. Esta energia positiva e o sol fantástico acompanharam-nos durante toda a tarde”. Após o aquecimento, Christian Pander e o seu apoiante Stefan Woischner realizaram vários exercícios para os jovens futebolistas entusiasmados. As competições e os jogos variados, como o percurso do chapéu ou o treino de guarda-redes, despertaram a ambição e o espírito de equipa. O objectivo era reforçar a auto-confiança das crianças e crescer em conjunto como uma equipa.

“Estou totalmente grato pelo facto de Christian Pander ter aceite imediatamente a minha ideia e ter transmitido o seu puro entusiasmo pelo futebol a todos os participantes”, afirmou o deputado, que ficou encantado ao ver tantos rostos radiantes. O facto de Stefan Woischner e ele dedicarem tempo às crianças e aos jovens é tudo menos óbvio. Mas a reacção das crianças à formação fala por si e mostra que a viagem a Wettringen valeu a pena. O Presidente da Câmara, Berthold Bültgerds, também visitou os convidados durante a sessão de treino no campo desportivo.

Pander, que na qualidade de antigo jogador nacional pode recordar uma carreira de sucesso no futebol, mostrou-se entusiasmado com a motivação e o talento dos jovens futebolistas. Ficou satisfeito por ter a oportunidade de partilhar a sua experiência e o seu amor pelo desporto do futebol com as crianças e os jovens. “Foi muito divertido, o tempo passou a voar e vamos certamente recordar esta tarde agradável durante muito tempo.”

O Lar de Crianças e Jovens congratula-se com a realização de actividades especiais como esta, que abrem novas perspectivas às crianças e jovens e lhes proporcionam momentos inesquecíveis. “O efeito positivo do treino de futebol sobre o sentido de comunidade e o desenvolvimento individual dos participantes é claramente perceptível.” A sessão desportiva sob a orientação profissional de Christian Pander foi um sucesso total, disse ele.

No churrasco que se seguiu, todos os participantes concordaram que o evento permaneceria nas suas memórias durante muito tempo. Tinha sido uma tarde de grande convívio, cheia de diversão e de belos momentos. “Voltaríamos a fazer isto em qualquer altura.”

Lar de Crianças e Jovens da Caritas

O Lar de Crianças e Jovens da Caritas é um centro de bem-estar juvenil curativo e inclusivo para o tratamento ambulatório, de dia e de internamento de crianças, adolescentes e jovens adultos com necessidades de apoio abrangentes. Um espectro diferenciado de apoio ambulatório e hospitalar às famílias, bem como serviços de diagnóstico/terapêuticos completam a oferta global. As actividades de educação curativa concretizam-se em conceitos específicos para o atendimento e apoio diferenciado de jovens e seus familiares, independentemente do seu contexto sociocultural e orientação religiosa.