Convidados do município parceiro Borne na festa de churrasco no Stadtpark
Quando está frio aqui, muitas pessoas dirigem-se para sul.
Quando as temperaturas nos Países Baixos são semelhantes às de cá, dirigem-se para leste…
Pelo menos foi o que aconteceu a 25 mulheres e homens de Borne que partiram de manhã cedo, com 2 graus Celsius, para a sua cidade gémea Rheine. Fizeram-no de bicicleta, porque iam à festa do churrasco no Stadtpark.
E fizeram-no de bicicleta, porque tinham de inaugurar a nova “Vriedenweg”. A ciclovia, que foi desenvolvida para o 40º aniversário da geminação de cidades entre Borne e Rheine.
Este passeio foi um dos pontos altos deste ano de aniversário.
Por volta do meio-dia, os amigos de Borne chegaram ao parque da cidade e foram recebidos com entusiasmo pelos membros da associação de geminação. E não só por eles, mas também por centenas de visitantes do tradicional churrasco do Dia do Pai.
O ciclismo encaixava na perfeição neste passeio, porque, ao mesmo tempo, foi dado o sinal de partida para a campanha de ciclismo urbano deste ano, sob o lema “Defendemos o nosso título”. O objectivo desta campanha de três semanas não é apenas percorrer o maior número possível de quilómetros, mas também fazer algo pela protecção do clima e pela própria saúde.
“O facto de encontros como o de hoje se realizarem deve-se ao comité parceiro Borne e à associação de geminação de cidades Rheine “, elogiou o vice-presidente da câmara Fabian Lenz no seu discurso de boas-vindas. “Através do seu trabalho enérgico, os encontros são organizados e realizados ou, por vezes, simplesmente iniciados. Desde já, muito obrigado por este empenhamento!”
Afinal, muitos acordos de geminação de cidades só existem no papel na maior parte das vezes, ou há a visita obrigatória dos chefes de administração ou vereadores uma vez por ano.
“Felizmente, não é esse o caso da parceria entre Borne e Rheine. Esta parceria tem muitas facetas e pilares e o melhor de tudo é que dela resultaram muitas amizades.