Notícias

“Vriendenweg” para o aniversário

Die Partnerschaftsvereine stellten zusammen mit Bürgermeister Jan Pierik (r.) und Bürgermeister Peter Lüttmann (3.v.l.) den neuen Flyer vor.

Associações de parceria Borne e Rheine apresentam novo guia de ciclismo

O folheto já está disponível nas associações turísticas de Rheine e Borne, bem como nas administrações.

Rheine/Borne. “As amizades são valiosas. As amizades transfronteiriças podem ser ainda mais valiosas”. Esta afirmação foi feita pelo Presidente da Câmara de Borne, Jan Pierek, na apresentação da nova ciclovia “Vriendenweg” (Caminho da Amizade) entre as cidades gémeas Borne e Rheine. E o seu homólogo de Rheine, Dr. Peter Lüttmann, acrescentou que a ligação entre os dois municípios era uma “parceria viva”. “Os encontros que as pessoas enchem de vida são uma boa base para a parceria e a amizade.

Os dois comités parceiros de Borne e Rheine ofereceram um presente especial um ao outro pelo 40º aniversário da geminação de cidades: desenvolveram em conjunto um guia de ciclismo “Vriendenweg – Fietsen zwischen Rheine und Borne”. Nico Gosselt, do lado do Borner, e Engelbert Nagelschmidt, do lado do Rheinenser, desenvolveram este percurso. Os dois explicaram que já existiam antecessores de uma descrição de uma rota ciclável. Mas estes percorriam sobretudo estradas ou caminhos que já não existem.

Nico Gosselt (esq.) apresentou o novo folheto em duas línguas.

A particularidade desta nova rota: existem duas variantes. “Estas rotas são ideais para um passeio de bicicleta de dois dias com uma noite na respectiva cidade gémea”, explicou Engelbert Nagelschmidt.

A rota Rheine-Borne passa por Bentlage, Bad Bentheim, Oldenzaal e Hengelo até Borne e tem 64,6 quilómetros de comprimento. A variante sul, de Borne a Rheine, passa por Hengelo, Enschede, Gronau, Ochtrup e Wettringen (60 quilómetros).

Engelbert Nagelschmidt (da esquerda para a direita) apresentou o novo folheto aos Presidentes da Câmara Jan Pierik e Dr. Peter Lüttmann.

Entretanto, a maioria dos ciclistas recorre ao suporte digital. Esta evolução foi tida em conta no novo guia de ciclismo: através do código QR, é possível descarregar os dados individuais do passeio para o sistema de navegação da bicicleta. Quer seja em “Komoot” ou como ficheiro GPX.

Digitalize o código QR e descarregue os ficheiros GPX.
Rheine-Borne digital na Komoot
Borne-Rheine na Komoot

“Estes percursos foram elaborados pelos nossos especialistas em ciclismo Nico Gosselt e Engelbert Nagelschmidt. Uma grande colaboração”, elogiou Reiner Wellmann, Presidente da Associação de Geminação de Cidades Rheine. “Juntos, candidatámo-nos e recebemos financiamento para este projecto”, agradeceu Wellmann aos patrocinadores.

O folheto com a descrição do percurso, incluindo muitas sugestões de paragens, foi impresso numa edição de 10 000 exemplares, metade em neerlandês e metade em alemão. Estão disponíveis gratuitamente no posto de turismo, na administração da cidade e nos hotéis.

A primeira “prova de fogo” terá lugar na próxima semana. Na quinta-feira, 18 de Maio, Dia da Ascensão, cerca de 40 ciclistas de Borne partirão e são esperados na festa de churrasco no parque da cidade por volta do meio-dia.

A associação de geminação partirá no dia 26 de Agosto para Borne. Aí, terá lugar o “Melbuul’n Dag’n” no município parceiro.

Dica adicional: Se ambos os percursos forem demasiado cansativos para si, ou se não quiser passar a noite na respectiva cidade geminada, também pode fazer a viagem de ida de comboio. Apanhe o comboio regional de Rheine para Hengelo e, a partir daí, apanhe o comboio em direcção a Zwolle para Borne.

A “Ciclovia Vriendenweg” foi desenvolvida no âmbito de um projecto Interreg entre a Alemanha e os Países Baixos.