Notícias

“As artes e o património são pilares importantes para a interacção”.

Exposição de Sophia Nefe é inaugurada na antiga sinagoga da cidade gémea Borne

Borne/Rheine. Com obras de Sophia Nefe (Neuenkirchen), o projecto de exposição internacional “Pintura Regional” começou agora em Borne. Os artistas do grupo “Spektrum 88” e o pódio cultural da sinagoga Borne irão expor obras de artistas da região, numa base recíproca, durante os próximos anos. O projecto é também financiado pela União Europeia.

“A arte e o património cultural são pilares importantes para a interacção entre os residentes dos Países Baixos e da Alemanha na Euroregião”, explica Piet Dijkstra, Presidente da Fundação da Sinagoga Borner. Ao intensificar as actividades conjuntas nestas áreas, diz ele, o interesse mútuo pela cultura e pela história é estimulado.

“A barreira linguística existente não é um obstáculo para isso”, explicou Arjan Reinderink, responsável pela área de exposições da Fundação da Sinagoga. “Com esta cooperação, queremos assumir um papel de liderança na apresentação da pintura na Euroregião. Juntos, dispomos de uma vasta rede”, continua Reinderink.

As obras surrealistas de Sophia Nefe foram inspiradas por Max Ernst e Salvadore Dali, disse ela. “Isso reflecte-se no seu trabalho”, afirma Reinderink. Segundo Reinderink, a jovem artista muito talentosa, licenciada pela Academia de Arte de Münster, já mostrava uma enorme qualidade no seu trabalho. Previu que, dentro de dez anos, ela seria uma das surrealistas mais procuradas na Europa.

Martina Schröder, presidente da associação de artistas Spektrum 88, descreveu o compromisso como uma maravilhosa cooperação transfronteiriça que está a ser iniciada aqui. A exposição de Sophia Nefe é também o resultado da geminação de cidades Rheine – Borne. A associação de geminação de cidades juntou as duas organizações e iniciou o intercâmbio. Por este facto, agradeceu a Irja Erben, vice-presidente da associação de geminação.

Numerosos visitantes de Rheine e Borne assistiram ao evento de arranque do projecto “Pintura Regional” na cidade geminada neerlandesa, no domingo. Muitos aceitaram de bom grado o convite dos organizadores para fazerem uma viagem aos mundos de fantasia de Sophia Nefe. Devido a doença, a própria artista não pôde estar presente na inauguração da exposição.

As obras de Sophia Nefe podem ser vistas na sinagoga Borne aos domingos, das 14 às 17 horas, até 21 de Maio. De 4 a 25 de Junho, Claudia Cornelissen, também Spektrum 88, expõe as suas obras na sinagoga. Em 2024, o grupo de artistas Spektrum 88 convidará artistas de Borne e da região de Twente para exporem na Kunstmeisterhaus em Bentlage.