Notícias

Os leõezinhos deixam o NaturZoo

Mudança para o bairro – Nova casa no Allwetterzoo Münster

Os preparativos demoraram muito tempo, mas a mudança propriamente dita foi muito rápida: os dois jovens ursos-preguiça do NaturZoo Rheine mudaram-se para o Allwetterzoo Münster.

Os irmãos ursos “Ganesh” e “Lippi” nasceram no NaturZoo em dezembro de 2019. A mãe “Devi” criou-os de uma forma carinhosa, que infelizmente não pôde ser seguida pelos visitantes do jardim zoológico devido ao encerramento temporário do jardim zoológico em resultado da pandemia de Corona em 2020. Quando chegou a altura de desmamar as crias da mãe – o que esta manifestou inequivocamente através de um comportamento defensivo em relação aos filhos – o programa de reprodução não pôde oferecer um lugar para os mestiços. Por fim, foi o Allwetterzoo que arranjou um novo lar para os ursos-preguiça.

A mudança teve lugar no início da manhã de terça-feira (25 de Abril), de forma discreta e pouco espectacular, tal como solicitado e como vinha sendo preparado há várias semanas. Durante esse tempo, Ganesh e Lippi habituaram-se às caixas de transporte, para onde entraram voluntária e regularmente, atraídos pela comida. Até se sentiram tão confortáveis nas caixas que tiveram de ser persuadidos a sair delas novamente. Por isso, a viagem para Münster foi quase como estar numa carrinha de campismo.

Passadas apenas duas horas, os ursos tinham-se mexido.

Foram acompanhados pelo inspector do jardim zoológico de Rheine, Michael Rolfs, e pelo conservador do Allwetterzoos, Marcel Alaze. O próprio Alaze foi estagiário de cuidados com animais em Rheine, de onde se mudou para o Jardim Zoológico de Leipzig, onde assumiu a direcção do programa de criação de ursos-preguiça. Continua a coordenar este programa depois de ter regressado a Münsterland há alguns anos. Assim, os Rheiner ursos-preguiça permanecem em boas mãos e também encontrarão um lar muito agradável no recinto alargado dos ursos.