Notícias

Sob o sinal do aniversário com Borne

Der Vorsitzende des Vereins, Reiner Wellmann berichtete in der Ratssitzung für die Aktivitäten des Städtepartnerschaftsvereins.

Associação de geminação de cidades informou o Conselho sobre as suas actividades e planos

Rheine. Normalmente, o Presidente da Associação de Geminação de Cidades Rheine apresenta relatórios ao Conselho de dois em dois anos sobre o trabalho deste organismo. Isto acontece porque esta associação actua em nome da cidade Rheine.

Por causa da Corona, este relatório tem sido sempre adiado. O Presidente Reiner Wellmann ficou ainda mais satisfeito na terça-feira à noite por poder agora dar um relato pormenorizado.

Primeiro, no entanto, o Presidente da Câmara Dr Peter Lüttmann deu as boas-vindas aos jovens da cidade gémea Leiria em Portugal. Estão a fazer um estágio de várias semanas em Rheine e na zona circundante através da associação de geminação da cidade. O Presidente da Câmara agradeceu não só à associação por organizar o intercâmbio e cuidar deles, mas também às empresas onde estão a fazer os seus estágios:

O presidente da câmara deu as boas-vindas a estes estagiários de Leiria na reunião do conselho (a partir da esquerda): Núria Tomasini, Catarina Henriques, Mariana Pereira, Mariana Gomes e Cátia Carraco..

Para o período de 16.01. a 30.03. os estagiários foram

  • Mariana Gomes – Estágio no gabinete de arquitectura agn
  • Catia Gomes Carraco – estágio na EWG e no gabinete de arquitectura Terhechte
  • Joel Oliveira Rodrigues – Estágio no gabinete de arquitectura Achterkamp

Joel já partiu (ele tinha completado as horas necessárias antes), as duas raparigas voarão para casa a 30 de Março.

As “novas” estagiárias para o período de 20.03. – 31.05.

  • Núria Tomasini – Estágio no Hotel Lücke
  • Mariana Pereira – Estágio na Escola de Arte Jovem e no Centro Europe-direct-Centre
  • Catarina Henriques – estágio na Brasserie Echtzeit (no mercado) e Kloster Bentlage

No seu relatório, Reiner Wellmann fez uma menção especial ao 40º aniversário da geminação da cidade com Borne nos Países Baixos.

Os conselheiros não pouparam muito aplauso e reconhecimento após a apresentação. No entanto, foram também feitas exigências ao conselho e aos cidadãos:

Rainer Ortel, líder do grupo parlamentar da UWG, observou que não se tratava apenas de apoiar substancialmente a associação de geminação da cidade através da distribuição de fundos municipais, mas também através da cooperação activa ou, pelo menos, através da adesão aos vereadores. “Para mim, isso seria um claro sinal de apreço pelo trabalho desta associação voluntária”.

Quando se considera que a associação tem 261 membros para uma população de 80.000 pessoas, então “sinto vergonha – e muita vergonha”, criticou Manfred Konietzko (CDU). Na verdade, disse ele, era evidente que pelo menos todos os conselheiros deveriam ser membros desta associação.

Dominik Bems, líder do grupo parlamentar do SPD, disse: “Não quero deixar de agradecer à associação de geminação da cidade o trabalho que ela realiza”. Em Rheine, a geminação de cidades não é apenas um símbolo, mas é vivida activamente. “Talvez possamos todos fazer isto juntos um dia destes, para estarmos ainda mais representados nos eventos da associação de geminação de cidades”. Além disso, ele gostaria de ver muitos cidadãos a preencher os esquemas de geminação de cidades com ainda mais vida. “O intercâmbio entre pessoas na Europa é a coisa mais valiosa que podemos fazer nesta área.