Notícias

Os museus municipais recebem financiamento para o projecto de exposição “Sal

„Geschichten vom weißen Gold“ werden ab Herbst in einer neuen Sonderausstellung im Grafikkabinett des Falkenhofes erzählt. Foto: Carlo Strack

Rheine. Os museus municipais Rheine candidataram-se com sucesso ao financiamento do Ministério do Interior, Assuntos Municipais, Construção e Digitalização. No final da semana passada, o estado da Renânia do Norte-Vestefália anunciou que 36.000 euros do programa de financiamento “Heimat-Fonds” seriam concedidos para o projecto de exposição “Salt”. Geschichten vom weißen Gold aus Rheine” projecto de exposição.

A exposição histórico-cultural será exibida no Museu Falkenhof da cidade a partir de Setembro. Centrar-se-á no passado de Rheinecomo uma “cidade do sal”. Durante muitos séculos, as obras de sal em Rheine-Bentlage forneceram ao povo de Münsterland o “ouro branco”. Hoje em dia, as salinas ainda estão presentes como monumentos arquitectónicos e muitos visitantes gostam de inalar o ar salgado nas torres de graduação, mas o conhecimento dos excitantes contextos históricos está em perigo de se perder.

Como reagiram os nossos antepassados a uma escassez de energia? Porque é que foram recrutados trabalhadores qualificados da Turíngia? Como é que os trabalhadores das salinas viviam por volta de 1800 e que fontes de imagens foram recuperadas da propriedade de um fotógrafo como descoberta do sótão? Os cientistas do museu estão ansiosos por trabalhar com voluntários da nossa cidade para realizar um conceito de exposição que apresente a história da salinaria da perspectiva das pessoas que utilizaram a salmoura e o sal p “Histórias de ouro branco” será contada numa nova exposição especial no gabinete gráfico do Falkenhof a partir do Outono.